Música

Lista

Conheça cinco músicas de Bob Dylan que colaboraram para o seu Nobel de Literatura

Compositor é um dos mais importantes da história dos Estados Unidos

13.10.2016, às 15H30.

Bob Dylan, atualmente com 75 anos, sempre foi considerado um grande compositor norte-americano. Começando sua carreira no final da década de 50, guardadas as proporções, e para conseguir mensurar como suas letras impactam a vida do cidadão norte-americano, é possível dizer que ele seria um Zé Ramalho dos Estados Unidos, graças as letras poéticas, musicadas e que misturam temáticas do dia-a-dia com profundidade artística, permitindo variadas interpretações.

Dylan, em conjunto com essa ampla gama de ferramentas artísticas, também foi o estopim de um movimento que recolocou o folk em destaque na terra do Tio San, e deixou tudo para trás, quando abandonou  seu viés de composição de protesto, partindo para músicas mais pessoais e, posteriormente, para a guitarra elétrica, aguentando a alcunha de traidor e plateias hostis ao seu som, por causa da troca de instrumento.

No entanto, toda essa história só colaborou com o posto de ícone da música norte-americana, com músicas que fazem parte da história do país, a ponto de uma pesquisa realizada em 2007 ter verificado que ele é o artista com mais músicas citadas em processos nos Estados Unidos.

Todos esses fatores o levaram até o Nobel de Literatura, concedido nessa quinta-feira (13), que de acordo com a Academia Sueca, se deve a criação "de novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical norte-americana".

Assim, para entender um pouquinho do porquê de um músico receber um dos principais prêmios literários do mundo, fizemos uma pequena lista, pinçando do universo de Dylan cinco das principais músicas de sua carreira. Acompanhe abaixo.

"Like a Rolling Stone" - Highway 61 Revisited (1965)

None

Essa é uma música tão emblemática que figura como a composição número 1 de Dylan em quase todas as listas que elencam suas principais criações. O biográfo de Dylan, Robert Shelton, afirma que a música é "sobre a perda da inocência e a dureza da experiência de perceber isso" - ouça aqui.

"A Hard Rain's A-Gonna Fall" - The Freewheelin' Bob Dylan (1963)

None

Essa composição é definida pela Rolling Stone norte-americana como a grande música de protesto feita pelo grande compositor de músicas de protesto. Dylan, a época afirmou que "Cada linha nessa música, na verdade, é o começo de uma música inteira", e encerrou, "Quando eu escrevi essa letra, eu achei que não teria tempo de vida suficiente para escrever todas essas músicas, então eu coloquei tudo que eu pude nessa" - Ouça aqui.

"The Times They Are a-Changin" - The Times They Are a-Changin (1964)

None

Outra composição de Dylan que versa sobre as turbulências dos anos 60, misturando perspectivas, pontos de vista e questões sociopolíticas. Uma música que, graças a forma como Dylan escrevia, também se tornou mais um hino de protesto norte-americano - ouça aqui.

"Visions of Johanna" - Blonde on Blonde (1966)

None

Essa faixa é definida como, possivelmente, a mais poética de Dylan. Uma música longa com mais de sete minutos, que muda de andamento e tempo de acordo com a versão que o músico quer imprimir em seu show. É uma música sobre os detalhes de uma mulher, mas que Bono, do U2, já definiu, "Ele escreve uma música aparentemente sobre uma garota, com descrições notáveis. Mas não é a garota que está em sua mente, é outra pessoa" - ouça aqui.

"Blowin’ in the Wind" - The Freewheelin’ Bob Dylan (1963)

None

Somente uma letra que começa perguntando "How many roads must a man walk down, before you call him a man?" [Quantas estradas um homem precisa andar, antes de você chamá-lo de homem?], é capaz de mostrar toda a criatividade de Dylan para trabalhar com as palavras. Com mil possibilidades de interpretação, essa é mais um dos hinos da carreira do norte-americano. Entre as principais definições da música estão sua possibilidade de ser pessoal, política, intíma e universal, tudo ao mesmo tempo - ouça aqui.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.