O novo filme de Steven Spielberg, Jogador Nº 1, baseado na obra de Ernest Cline é, assim como o livro, recheado de referências da cultura pop. Mas as alusões não são apenas visuais; Spielberg, com ajuda da equipe e do elenco, criou um cenário que é embalado por hits e clássicos dos anos 70 e 80, que formam o que parece um greatest hits das décadas.
“I Wanna Be Your Lover” - Prince
A faixa que abre a trilha de Jogador Nº1 é um hit do Prince, artista que tem toda a cara dos anos 80. "I Wanna Be Your Lover” foi o single principal do segundo álbum do cantor, Prince, de 1979, e foi o primeiro hit de Prince a marcar as paradas dos Estados Unidos. A música é um funk cantado com o falsetto característico do vocalista. Ouça aqui.
A trilha sonora de Jogador Nº1 já chama atenção por um motivo óbvio; ele é um dos três filmes de Spielberg que não trazem composições de John Williams. A trilha orquestral da saga do personagem Wade Watts é feita por Alan Silvestri, mente por trás das trilhas anos 80 de De Volta Para o Futuro, O Predador e Uma Cilada Para Roger Rabbit, em sua primeira colaboração com Spielberg. Mas além disso, o longa é um dos únicos filmes do diretor que pesa fortemente na escolha de canções não originais, o que ele fez acertando na mosca.
“Everybody Wants To Rule The World” - Tears For Fears
Tears For Fears era uma banda que não poderia ficar de fora de um greatest hits da década de 80, e a faixa clássica "Everybody Wants to Rule the World" foi usada para representar o grupo na trilha. O single também foi o primeiro nº1 da banda nos EUA, e é tirado do álbum de 85, Songs from the Big Chair. Ouça aqui.
Segundo a Billboard, as escolhas foram em grande parte feitas por Spielberg, que aceitou sugestões de Ernest Cline, do roteirista Zak Penn e até do elenco. Mas Penn destaca: “Ele estava aberto a tudo, é muito colaborativo. Mas no fim das contas as decisões foram dele”.
“Just My Imagination (Running Away With Me)” - The Temptations
“Just My Imagination (Running Away With Me)”, do The Temptations, é uma das mais antigas a figurar na trilha sonora de Jogador Nº1, tendo sido lançada em 1971, no álbum Sky's the Limit. Isso acontece por um fator bem simples: é uma das músicas favoritas de Spielberg, de acordo com o roteirista Zak Penn. A faixa é um blues melancólico com arranjo orquestral. Ouça aqui.
As duas trilhas de Jogador Nº1 serão lançadas na sexta-feira, dia 30, um dia após a estreia do filme no Brasil. O tracklist do álbum de canções foi revelado hoje, e apesar de não trazer algumas das melhores faixas que tocam no filme – “Jump”, do Van Halen, ou “I Hate Myself for Loving You”, da Joan Jett & The Blackhearts ficaram de fora, por exemplo – ainda é uma ótima seleção. Conheça abaixo algumas das músicas escolhidas por Spielberg que rolam na trilha sonora:
“Stand On It” - Bruce Springsteen
Bruce Springsteen também é outro que faz bastante sentido nos anos 80, mas está representado no álbum por uma faixa bem curiosa; "Stand On It", lado B do single "Glory Days" do cantor, lançado em 1985. Também presente na trilha sonora do filme Por Favor, Matem Minha Mulher, a faixa foi outra escolhida pessoalmente por Spielberg para a trilha. Ouça aqui.
“One Way Or Another” - Blondie
Hit eterno da Blondie, "One Way Or Another" é mais uma faixa familiar às trilhas sonoras, já tendo figurado em Meninas Malvadas e Show Bar. A música faz parte do terceiro álbum da banda, Parallel Lines, lançado em 1978. Na época de lançamento, a música chegou ao 24º lugar na Billboard, e mais tarde foi incluída na lista de 500 melhores músicas de todos os tempos da Rolling Stone. Ouça aqui.
“You Make My Dreams” - Daryl Hall & John Oates
“You Make My Dreams”, do Hall & Oates, lançada no álbum Voices de 1980, já foi usada diversas vezes em trilhas sonoras, de Debi & Lóide 2 à (500) Dias Com Ela. Mas Spielberg quis incluir a canção nos créditos do filme não apenas pelo hit que foi, mas como homenagem ao autor Ernest Cline, por ter sido a canção que ele escolheu para andar o altar com sua esposa no dia do seu casamento. Ouça aqui.
“Can't Hide Love” - Earth, Wind & Fire
Earth, Wind & Fire é outra escolha do álbum que teve grande parte de sua influência mais baseada nos anos 70 do que nos 80. "Can't Hide Love", faixa selecionada para a trilha, foi lançada no álbum ao vivo de 1975, Gratitude, e chegou a ser lançada antes pela banda Creative Sounds, dois anos antes. Mas com o Earth, Wind & Fire a canção entrou na Billboard Hot 100 em 39º e na parada de soul, em 11º. Ouça aqui.
"Pure Imagination" - Bryan Nguyen com Merethe Soltvedt
Outra música dos créditos de Jogador Nº 1 é uma escolha um tanto ousada; Spielberg incluiu um cover de "Pure Imagination", faixa original do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate de 1971, em uma versão que parece um remix melancólico, feito por Bryan Nguyen e com vocais de Merethe Soltvedt. A música fecha o álbum como a perfeita combinação da cultura pop nostálgica com mundo moderno. Ouça aqui.
“Blue Monday” - New Order
New Order também é uma das bandas mais influentes dos anos 80, uma das pioneiras na fusão do pós-punk com a música eletrônica. "Blue Monday", lançada em 83, não é apenas uma de suas músicas mais famosas, como é conhecida por ter sido o single lançado em vinil de 12' mais vendido de todos os tempos. Na Billboard Hot 100, "Blue Monday" chegou a posição 56º, mas nas paradas de dance chegou ao topo. Ouça aqui.
“We're Not Gonna Take It” - Twisted Sister
O metal também não poderia ficar de fora dos anos 80, e é muito bem representado pelo hit do Twisted Sister, “We're Not Gonna Take It". Faixa lançada em 1984 e escrita pelo vocalista Dee Snider, ela é a única do Twisted Sister a ter entrado entre as primeiras 40 da Billboard Hot 100, chegando ao 21º lugar. Ouça aqui.
“Stayin' Alive” - Bee Gees
Claro que nada representa melhor os tempos de disco como Bee Gees, principalmente o single "Stayin' Alive", lançado em 77. A faixa que ficou por quatro semanas no topo das paradas americanas é considerada a assinatura do trio, e está colocada pela Rolling Stone em 189º lugar na lista de melhores músicas de todos os tempos. A música combina perfeitamente com o estilo futurístico/nostálgico do filme, e foi usada pelo ator Tye Sheridan para explicar como Spielberg dirigiu o elenco, dizendo que o cineasta tocava a música várias vezes para preparar o ator antes de falar "ação". Ouça aqui.