Música

Lista

Jogador Nº1 | Conheça a trilha sonora do clássico moderno de Steven Spielberg

Músicas dos anos 70 e 80 embalam o longa

28.03.2018, às 16H56.
Atualizada em 30.03.2018, ÀS 06H05

O novo filme de Steven Spielberg, Jogador Nº 1, baseado na obra de Ernest Cline é, assim como o livro, recheado de referências da cultura pop. Mas as alusões não são apenas visuais; Spielberg, com ajuda da equipe e do elenco, criou um cenário que é embalado por hits e clássicos dos anos 70 e 80, que formam o que parece um greatest hits das décadas.

“I Wanna Be Your Lover” - Prince

YouTube-Reprodução

A faixa que abre a trilha de Jogador Nº1 é um hit do Prince, artista que tem toda a cara dos anos 80. "I Wanna Be Your Lover” foi o single principal do segundo álbum do cantor, Prince, de 1979, e foi o primeiro hit de Prince a marcar as paradas dos Estados Unidos. A música é um funk cantado com o falsetto característico do vocalista. Ouça aqui. 

A trilha sonora de Jogador Nº1 já chama atenção por um motivo óbvio; ele é um dos três filmes de Spielberg que não trazem composições de John Williams. A trilha orquestral da saga do personagem Wade Watts é feita por Alan Silvestri, mente por trás das trilhas anos 80 de De Volta Para o Futuro, O Predador e Uma Cilada Para Roger Rabbit, em sua primeira colaboração com Spielberg. Mas além disso, o longa é um dos únicos filmes do diretor que pesa fortemente na escolha de canções não originais, o que ele fez acertando na mosca. 

“Everybody Wants To Rule The World” - Tears For Fears

YouTube-Reprodução

Tears For Fears era uma banda que não poderia ficar de fora de um greatest hits da década de 80, e a faixa clássica "Everybody Wants to Rule the World" foi usada para representar o grupo na trilha. O single também foi o primeiro nº1 da banda nos EUA, e é tirado do álbum de 85, Songs from the Big Chair. Ouça aqui. 

Segundo a Billboard, as escolhas foram em grande parte feitas por Spielberg, que aceitou sugestões de Ernest Cline, do roteirista Zak Penn e até do elenco. Mas Penn destaca: “Ele estava aberto a tudo, é muito colaborativo. Mas no fim das contas as decisões foram dele”.

“Just My Imagination (Running Away With Me)” - The Temptations

YouTube-Reprodução

“Just My Imagination (Running Away With Me)”, do The Temptations, é uma das mais antigas a figurar na trilha sonora de Jogador Nº1, tendo sido lançada em 1971, no álbum Sky's the Limit. Isso acontece por um fator bem simples: é uma das músicas favoritas de Spielberg, de acordo com o roteirista Zak Penn. A faixa é um blues melancólico com arranjo orquestral. Ouça aqui. 

As duas trilhas de Jogador Nº1 serão lançadas na sexta-feira, dia 30, um dia após a estreia do filme no Brasil. O tracklist do álbum de canções foi revelado hoje, e apesar de não trazer algumas das melhores faixas que tocam no filme – “Jump”, do Van Halen, ou “I Hate Myself for Loving You”, da Joan Jett & The Blackhearts ficaram de fora, por exemplo – ainda é uma ótima seleção. Conheça abaixo algumas das músicas escolhidas por Spielberg que rolam na trilha sonora:

“Stand On It” - Bruce Springsteen

Bruce Springsteen também é outro que faz bastante sentido nos anos 80, mas está representado no álbum por uma faixa bem curiosa; "Stand On It", lado B do single "Glory Days" do cantor, lançado em 1985. Também presente na trilha sonora do filme Por Favor, Matem Minha Mulher, a faixa foi outra escolhida pessoalmente por Spielberg para a trilha. Ouça aqui. 

“One Way Or Another” - Blondie

YouTube-Reprodução

Hit eterno da Blondie, "One Way Or Another" é mais uma faixa familiar às trilhas sonoras, já tendo figurado em Meninas Malvadas e Show Bar. A música faz parte do terceiro álbum da banda, Parallel Lines, lançado em 1978. Na época de lançamento, a música chegou ao 24º lugar na Billboard, e mais tarde foi incluída na lista de 500 melhores músicas de todos os tempos da Rolling Stone. Ouça aqui. 

“You Make My Dreams” - Daryl Hall & John Oates

YouTube/reprodução

“You Make My Dreams”, do Hall & Oates, lançada no álbum Voices de 1980, já foi usada diversas vezes em trilhas sonoras, de Debi & Lóide 2 à (500) Dias Com Ela. Mas Spielberg quis incluir a canção nos créditos do filme não apenas pelo hit que foi, mas como homenagem ao autor Ernest Cline, por ter sido a canção que ele escolheu para andar o altar com sua esposa no dia do seu casamento. Ouça aqui. 

“Can't Hide Love” - Earth, Wind & Fire

Earth, Wind & Fire é outra escolha do álbum que teve grande parte de sua influência mais baseada nos anos 70 do que nos 80. "Can't Hide Love", faixa selecionada para a trilha, foi lançada no álbum ao vivo de 1975, Gratitude, e chegou a ser lançada antes pela banda Creative Sounds, dois anos antes. Mas com o Earth, Wind & Fire a canção entrou na Billboard Hot 100 em 39º e na parada de soul, em 11º. Ouça aqui. 

"Pure Imagination" - Bryan Nguyen com Merethe Soltvedt

Outra música dos créditos de Jogador Nº 1 é uma escolha um tanto ousada; Spielberg incluiu um cover de "Pure Imagination", faixa original do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate de 1971, em uma versão que parece um remix melancólico, feito por Bryan Nguyen e com vocais de Merethe Soltvedt. A música fecha o álbum como a perfeita combinação da cultura pop nostálgica com mundo moderno. Ouça aqui. 

“Blue Monday” - New Order

youtube/reprodução

New Order também é uma das bandas mais influentes dos anos 80, uma das pioneiras na fusão do pós-punk com a música eletrônica. "Blue Monday", lançada em 83, não é apenas uma de suas músicas mais famosas, como é conhecida por ter sido o single lançado em vinil de 12' mais vendido de todos os tempos. Na Billboard Hot 100, "Blue Monday" chegou a posição 56º, mas nas paradas de dance chegou ao topo. Ouça aqui. 

“We're Not Gonna Take It” - Twisted Sister

youtube-reprodução

O metal também não poderia ficar de fora dos anos 80, e é muito bem representado pelo hit do Twisted Sister, “We're Not Gonna Take It". Faixa lançada em 1984 e escrita pelo vocalista Dee Snider, ela é a única do Twisted Sister a ter entrado entre as primeiras 40 da Billboard Hot 100, chegando ao 21º lugar. Ouça aqui. 

“Stayin' Alive” - Bee Gees

Claro que nada representa melhor os tempos de disco como Bee Gees, principalmente o single "Stayin' Alive", lançado em 77. A faixa que ficou por quatro semanas no topo das paradas americanas é considerada a assinatura do trio, e está colocada pela Rolling Stone em 189º lugar na lista de melhores músicas de todos os tempos. A música combina perfeitamente com o estilo futurístico/nostálgico do filme, e foi usada pelo ator Tye Sheridan para explicar como Spielberg dirigiu o elenco, dizendo que o cineasta tocava a música várias vezes para preparar o ator antes de falar "ação". Ouça aqui. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.