Hoje o compositor John Williams comemora 86 anos. Conhecido por trilhas de filmes como Star Wars, Harry Potter e praticamente todos os filmes de Steven Spielberg, Williams já é familiar para a maioria dos fãs de cinema. Mas você já sabia destas 10 curiosidades sobre ele?
Pianista de bar
Antes de se tornar um dos maiores compositores do cinema, no começo da carreira John Williams ganhava dinheiro tocando em clubes de jazz em Nova York.
O maior de todos
John Williams é atualmente o artista vivo mais indicado ao Oscar, com 51 indicações por melhor trilha. O compositor já ganhou cinco - A Lista de Schindler, E.T: O Extraterrestre, Tubarão, Star Wars: Uma Nova Esperança e Um Violinista no Telhado - e está indicado neste ano, por Star Wars: Os Últimos Jedi. De todos os tempos da academia, ele só perderia para Walt Disney em número de indicações, com 59. Mas ainda dá para quebrar!
Johnny Williams
Nos seus primeiros trabalhos na TV, como na série Perdidos no Espaço, John Williams assinava com outro nome, mais fofinho: Johnny Williams. A letra a mais evitava confusões com o ator inglês de mesmo nome.
Spielberg passando o currículo
Foi Steven Spielberg que recomendou John Williams a George Lucas para fazer a trilha da saga Star Wars. Inicialmente, Lucas queria apenas músicas clássicas, mas Spielberg lhe convenceu de que Williams era o compositor certo para o papel – leia mais.
Filmes catástrofe
Sua entrada no cinema foi marcada por diversos filmes de catástrofe, como O Destino de Poseidon, Terremoto e Inferno na Torre.
A parceria
Um dos fatos mais marcantes na carreira de Williams é a parceria com Steve Spielberg. Desde o longa de 1974 do diretor, Louca Escapada, só foram 3 filmes do currículo de Spielberg que não traz a trilha de John Williams: A Cor Púrpura, Ponte de Espiões e seu próximo longa, Jogador Nº1.
Hitchcock
John Williams foi responsável pela trilha do último filme de Alfred Hitchcock, Trama Macabra. Este também foi o seu único trabalho com o diretor.
Consagrado
Em 2010, John Williams recebeu a Medalha Nacional de Artes do presidente dos EUA, Barack Obama. A honraria é dada por sua relevância para as artes e “por trilhas que definiram e inspiraram o cinema por décadas".
Emocionado e modesto
Em entrevista ao The Guardian, John Williams disse que quando assistiu A Lista de Schindler, de Spielberg, ele ficou tão emocionado que mal conseguia falar. Quando o filme acabou, o músico disse para o diretor: “Você precisa de um compositor melhor que eu para fazer esse filme”, ao que o cineasta respondeu: “Eu sei, mas estão todos mortos!".
Onipresente
Apesar de não ter composto a trilha de Rogue One – Uma História Star Wars, diversos de seus temas são ouvidos durante o filme. Para o próximo filme da franquia, Han Solo – Uma História Star Wars, Williams também não é o compositor principal, mas foi chamado para criar o tema do protagonista.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários