Música

Lista

Melhores e piores: As performances musicais mais memoráveis do Oscar

De Madonna e Beyoncé a Bruce Springsteen e Antonio Banderas

Omelete
1 min de leitura
02.03.2018, às 16H35.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

Sempre tem aquela performance musical do Oscar que a gente não tira da cabeça. E por mais que as apresentações da premiação tenham mudado bastante com os anos, a capacidade dos performers de surpreender positivamente ou negativamente sempre esteve lá. Confira abaixo uma seleção de momentos musicais que rolaram no Oscar e a gente não consegue esquecer:

Melhores: Lady Gaga - "Til It Happens to You"

YouTube-Reprodução

Em 2016, Lady Gaga e Dianne Warren estavam indicadas com a música “Til It Happens To You”, do documentário The Hunting Ground. A balada sobre abuso foi apresentada em uma bela performance de Lady Gaga, mas se tornou ainda mais memorável quando, ao fim da música, dezenas de sobreviventes de casos de estupro entraram no palco. Veja aqui.

Piores: Sam Smith - "Writing's On The Wall"

YouTube-Reprodução

No ano em que “Till It Happens To You” perdeu, quem ganhou foi Sam Smith, com “Writings On The Wall”. Independente da qualidade geral de cada uma das músicas, é inegável que a performance da noite de Smith definitivamente ficou pra trás. O cantor não acertou o vocal e ficou desconfortável o tempo inteiro. Mais tarde, Smith descreveu sua apresentação como “um dos piores momentos de minha vida”. Veja aqui. 

Melhores: Tegan and Sara e The Lonely Island - "Everything Is Awesome"

YouTube-Reprodução

Quando se fala de espetáculos, “Everything Is Awesome” mandou muito bem em criar uma apresentação grande sem ser brega. A letra cheia de ironias e palhaçadas encaixou muito bem nos cenários e fantasias criados com base no filme do Lego, indicado por melhor canção original em 2015. Veja aqui. 

Melhores: Michael Jackson - "Ben"

Em 1973, um pequeno Michael Jackson roubou a cena no 45º Oscar, cantando a música do inusitado filme de horror indicado por melhor canção, Ben – O Rato Assassino. Aos 14 anos, Jackson conseguiu uma performance emocionante da bizarra música sobre a afeição de um garoto pelo seu rato de estimação. Veja aqui.

Piores: Idina Menzel - "Let It Go"

Idina Menzel é uma cantora de primeira categoria, com Tony no currículo, mas sua performance de “Let It Go” no Oscar deu arrepio em muitos. Gripada e visivelmente nervosa, Menzel deu uns belos gritos exagerados que ficaram marcados na memória. Mas, justiça seja feita, talvez ela tenha sido prejudicada pelo momento precedente à sua performance, quando John Travolta apresentou a cantora ao palco pelo nome absolutamente inventado Adel Dazeem. Veja aqui.

Melhores: "Glory" - John Legend e Common

youtube

A apresentação de “Glory”, do filme Selma, feita por John Legend e Common foi a perfeita combinação de talento e espetáculo. Com um grande coro cantando o hino de direitos civis, e um belo cenário, a música deixou muito membro da plateia aos prantos. Veja aqui.

Piores: "Against All Odds" - Ann Reinking

youtube/reprodução

O Oscar sempre consegue surpreender no quesito vergonha alheia. Em 1985, a dançarina e atriz Ann Reinking foi a escolhida para apresentar o hit de Phil Collins, "Against All Odds (Take a Look at Me Now)". A apresentação se resumiu a uma assumida dublagem, e focou em um número de dança que viria a ser amplamente criticado. Até o autor da música disse à Rolling Stone que achou a performance péssima. Veja aqui.

Melhores: "Sooner or Later (I Always Get My Man)". - Madonna

YouTube-Reprodução

Considerada uma das melhores performances da história do Oscar, “Sooner or Later”, do filme Dick Tracy, foi cantada pela Madonna num visual totalmente inspirado por Marilyn Monroe. A cantora acertou em cheio em sensualidade e na voz, resultado num dos momentos musicais mais memoráveis da Academia. Veja aqui.

Melhores: "Blame Canada" - Robin Williams

Música do filme South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes e performance de Robin Williams é uma combinação que não tinha como dar errado. Mas a performance do ator para “Blame Canada”, no Oscar de 2000, superou expectativas e fez jus a ótima música, que perdeu o Oscar para “You’ll Be In My Heart”, de Phil Collins, para o Tarzan. Veja aqui.

Piores: "Al Otro Lado Del Río" - Antonio Banderas e Carlos Santana

YouTube/reprodução

"Al Otro Lado Del Río" rendeu o Oscar de melhor canção original ao compositor uruguaio Jorge Drexler, que compôs para o filme de Walter Salles, Diários de Motocicleta. Mas a Academia, que geralmente prefere incluir cantores famosos nas suas performances, chamou Antonio Banderas para uma versão com Carlos Santana. A performance até que foi regular mas recebeu inúmeras críticas, inclusive de Salles, que chamou a apresentação de “um desrespeito”. Ao receber o prêmio, o compositor cantou um trecho a capela como forma de protesto. Veja aqui. 

Melhores: "Dreamgirls" Medley - Jennifer Hudson, Beyoncé Knowles, Keith Robinson e Anika Noni Rose

youtube-reprodução

Em 2007, o Oscar recebeu uma bela performance de três músicas de Dreamgirls: Em Busca de um Sonho – “Love You I Do”, “Listen” e “Patience” – todas indicadas na categoria de melhor canção. A performance vocal absurda de Beyoncé e Jennifer Hudson, junto com Anika Noni e Keith Robinson, é um momento que quem é fã de cantoria não esquece. Veja aqui. 

Piores: "Under the Sea" - Geoffrey Holder

Em um dos momentos mais bizarros do Oscar, em 1990, Geoffrey Holder fez a performance de “Under The Sea”, de A Pequena Sereia. Sua performance vocal está perfeita, mas o que foi absurdo foi o número musical, completamente exagerado e cheio de elementos que ninguém entendeu de onde vieram. Mergulhadores e piratas fizeram coreografias esquisitas e tornaram o momento mais do que marcante. Veja aqui. 

Melhores: "Hard Out Here For a Pimp" - Three 6 Mafia e Taraji P. Henson

Em 2006, Three 6 Mafia e Taraji P. Henson cantaram “Hard Out Here For a Pimp”, do Ritmo de um Sonho. A performance ficou grandiosa principalmente por ser a primeira vez que uma música de hip hop era apresentada ao vivo no Oscar, e todo o espetáculo foi realmente inédito. "Hard Out Here For a Pimp" foi a segunda música de hip hop a ter ganho um Oscar, depois de “Lose Yourself” do Eminem, e o Three 6 Mafia foi o primeiro grupo de hip hop a levar a estatueta para casa. Veja aqui. 

Melhores: "Streets of Philadelphia" - Bruce Springsteen

youtube/reprodução

Muitas apresentações ficam na história do Oscar por sua grandiosidade, e marcam os telespectadores que ficam abismados com a produção. Mas tem muita performance que prova que não precisa de muitos apetrechos para ficar na história. Um exemplo disso foi o boss, Bruce Springsteen, que apresentou "Streets of Philadelphia" com todo o estilo de uma lenda do rock. Veja aqui. 

Piores: Apresentação do evento - Branca de Neve e Rob Lowe

youtube/reprodução

Em 1989, o Oscar apresentou um desastre que ficaria para a história. Com uma apresentação feita pela Branca de Neve, o nível do brega atingiu novos limites, e a cantoria da princesa da Disney com o ator Rob Lowe, que definitivamente não deveria estar cantando, ficou marcado como um dos piores momentos da Academia. Não só a produção foi processada por não ter os direitos de imagem da Branca, como o produtor da cerimônia de 1989, Allan Carr, que tem créditos em Tommy e Grease, nunca conseguiu recuperar sua carreira. Veja aqui.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.