Música

Lista

Os maiores sucessos de George Michael

Uma lista com os hits que ajudaram a moldar o pop dos anos 1980 e 1990

25.12.2016, às 22H14.
Atualizada em 25.12.2016, ÀS 23H01

O cantor e compositor George Michael faleceu neste domingo, 25 de dezembro, em Oxfordshire, na Inglaterra, e deixa um legado ao mundo pop e à celebração gay que é inegável, em quase 40 anos de carreira.

"Young Guns (Go for It)"

None

Impulsionado pelo programa da BBC Top of the Pops, "Young Guns (Go for It)" foi o primeiro hit do Wham!, em 1982. A banda entrou por acaso no programa, porque precisava substituir um grupo no último minuto (na época, o single do Wham! estava fora do top 40, condição para aparecer no Top of the Pops). Ouça aqui.

Abaixo, repassamos os principais sucessos do cantor e compositor, que vendeu mais de 100 milhões de álbuns desde que despontou com a dupla Wham!, até sua carreira solo:

"Careless Whisper"

None

Single de 1984, "Careless Whisper" foi o primeiro sucesso solo de George Michael, embora ele ainda fizesse parte do Wham! (a canção está inclusa no disco Make it Big, do Wham!). Conhecida por seu riff de saxofone, a canção entrou em primeiro lugar nas paradas de 25 países - ouça aqui.

"Wake Me Up Before You Go Go"

None

Enquanto competia com o Duran Duran e o Culture Club pela cena pop, pós-disco, no Reino Unido, o Wham! entrou numa disputa com sua gravadora, a Innervision. De casa nova, a dupla fechou com a Epic Records e lá gravou seus maiores sucessos. "Wake Me Up Before You Go-Go" foi o primeiro a pegar o primeiro posto das paradas tanto no Reino Unido quanto nos EUA, e iniciou uma tradição de George Michael de contar com videoclipes cheios de imagens icônicas e de discurso afirmativo - ouça aqui.

"Don't Let the Sun Go Down on Me"

None

Em 1985, durante o Live Aid, show idealizado para arrecadar fundos em prol do combate à fome na Etiópia, começou a ficar evidente para o mundo que George Michael era a metade carismática da dupla Wham!, que terminaria no ano seguinte. No Live Aid, Michael cantou "Don't Let the Sun Go Down on Me" com Elton John e ajudou a reviver o sucesso da faixa de 1974 de Sir Elton - ouça aqui.

"Heal the Pain"

None

Cheio de canções acústicas, o disco Listen Without Prejudice legou pelo menos uma balada memorável dos anos 1990, "Heal the Pain", que era apenas o quarto dos cinco singles tirados do álbum. Como já se tornara recorrente na carreira de George Michael, a letra falava de autoafirmação, com versos como "Be good to yourself / 
Because nobody else / Has the power to make you happy" - ouça aqui.

"I Want Your Sex"

None

Primeiro single do álbum solo de estreia de George Michael, Faith, de 1987, a faixa "I Want your Sex" chegou a ser banida em algumas rádios por sua letra de teor sexual, mas acabou marcando época pelo seu videoclipe ousado, estrelado pela artista e maquiadora Kathy Jeung, de espartilho e cinta-liga, que a MTV só passava no horário noturno - ouça aqui

"Freedom"

None

Décimo single mais vendido de 1984, "Freedom" ficou no topo das paradas britânicas por três semanas, e seu videoclipe contém cenas da turnê de dez dias que a banda fez pela China, a primeira de um grupo ocidental no país - ouça aqui.

"Faith"

None

Segundo single do álbum que leva esse nome, "Faith" é sem dúvida o maior sucesso da carreira de George Michael, não apenas por ter sido o single mais vendido nos EUA em 1988 mas principalmente no sentido de definir a identidade visual do cantor no início de sua carreira solo. O videoclipe traz Michael de botas, jeans Levi's, jaqueta de couro, óculos de aviador e o indefectível brinco de cruz - ouça aqui.

"Outside"

None

Um dos últimos hits da carreira de George Michael, principalmente nas pistas dos clubes, "Outside" trata com humor do incidente em que o cantor foi preso em Beverly Hills em 1998 por incitar sexo em um banheiro público. Depois da prisão, feita por um policial à paisana, Michael assumiu publicamente sua homossexualidade - ouça aqui.

"Somebody to Love"

None

Sete anos depois de tocar no Live Aid com Elton John, George Michael compareceu ao tributo a Freddie Mercury em 1992 para tocar algumas faixas ao lado do Queen. Uma delas marcaria sua carreira, a cover de "Somebody to Love". A gravação depois seria registrada em um EP, Five Live, de 1993 - ouça aqui.

"Freedom! '90"

None

Terceiro single do álbum Listen Without Prejudice, "Freedom! '90" ganhou um dos videoclipes mais famosos de todos os tempos. Dirigido por David Fincher (antes de se tornar cineasta), reuniu modelos masculinos e as supermodelos mais proeminentes dos anos 1990, como Naomi CampbellLinda Evangelista, Christy Turlington e Cindy Crawford. Na letra, George Michael se diz liberto do seu passado e critica o estado da indústria musical, e por isso decidiu não aparecer no clipe - ouça aqui

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.