O empresário musical Malcolm McLaren morreu nesta quinta-feira em um hospital na Suiça. O autoproclamado mentor dos Sex Pistols tinha 64 anos e sofria de mesotelioma, câncer que já combatia há algum tempo.
O londrino Malcolm Robert Andrew McLaren tentou frequentar escolas de artes nos anos 60 e chegou a trabalhar como degustador de vinhos antes de se dedicar ao design de roupas. Com a namorada e estilista Vivienne Westwood, abriu uma loja de roupas para teddy boys em 1971, e no ano seguinte, numa visita a Nova York, se aproximou do New York Dolls, banda para a qual desenhou figurinos e que agenciou.
Sex Pistols
A proximidade com o movimento punk abriu para McLaren, em 1976, a oportunidade de empresariar uma banda própria em Londres, cujo visual ele moldaria. Inicialmente intitulada The Strand, a banda logo foi renomeada Sex Pistols. Em outubro de 1977 saiu o clássico álbum Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols - e o resto é história.
McLaren se arriscou em carreira solo nos anos 80. Lançou 16 discos de estúdio, entre trilhas sonoras e trabalhos de funk e hip hop, e flertou com o cinema, sem sucesso. Nos últimos anos, ganhou infame notoriedade por participar de reality shows na TV inglesa.