Muito antes de existir Disney Channel ou American Idols e X-Factors para descobrir jovens talentos no mundo, já haviam crianças que chamavam atenção dos holofotes como prodígios.
Wolfgang Amadeus Mozart
Símbolo máximo dos músicos prodígios, Mozart nasceu em 1756 e escreveu suas primeiras composições antes dos cinco anos de idade. Aos seis ele já se apresentava junto com sua irmã, também musicista, tocando em cortes em Munique, Paris, Londres e outros países. Sua primeira sinfonia veio aos oito anos.
Na semana das crianças, reunimos 12 músicos de diferentes gerações que começaram a carreira quando ainda eram pequenos.
Aretha Franklin
Aos 10 anos, Aretha Franklin cantava no coro da igreja onde seu pai pregava. C.L Franklin levava a filha em caravanas gospel para divulgar o talento da cantora, e orientou Aretha na assinatura de seu primeiro contrato, com a gravadora J.V.B. Records. Aretha Franklin lançou seu primeiro trabalho, Songs Of Faith, com as gravações das músicas que cantava na New Bethel Baptist Church, aos 14 anos.
Yo-Yo Ma
Um dos maiores violoncelistas da história, Yo-Yo Ma fez seus primeiros concertos aos quatro anos. Pela influência de seus pais, também músicos, o chinês americano estudou diversos instrumentos, como o violino e o piano, antes de decidir, aos quatro anos, focar seu aprendizado no violoncelo. O garoto tocou para os presidentes americanos Dwight Eisenhower e John F. Kennedy aos sete anos.
Michael Jackson
Michael Jackson começou a sua carreira por causa de seu pai, Joe Jackson. Foi ele que criou a banda Jackson Brothers, com os irmãos mais velhos de Michael, Jackie, Tito e Jermaine. Quando Joe Jackson reconheceu o talento no pequeno Michael, ele colocou o garoto para compartilhar os vocais principais com Jermaine em 1965, e o grupo se tornou o Jackson 5. Na época, Michael Jackson tinha apenas sete anos. O primeiro single da banda, “Big Boy”, foi lançado quando o vocalista tinha dez.
Stevie Wonder
Um dos músicos mais bem sucedidos do século XX, Stevie Wonder foi outro garoto prodígio. Aos 11 anos, Wonder tocou uma composição própria intitulada “Lonely Boy” ao Ronnie White da banda The Miracles. White levou o garoto à gravadora Motown, que ofereceu a um contrato de cinco anos ao compositor. Por causa de sua idade, o chamado Little Stevie Wonder teve seus royalties retidos até atingir a idade de 21 anos.
Björk
A islandesa Björk entrou aos seis anos na escola de música infantil Barnamúsíkskóli, em Reykjavík, onde começou seu estudo musical aprendendo a tocar piano e flauta. Em um coral da escola, a pequena Björk cantou o hit “I Love to Love”, de Tina Charles, e os professores capturaram a performance e enviaram à única rádio islandesa na época. Uma gravadora ouviu a performance e fechou com Björk o contrato para gravar seu primeiro álbum. Aos doze anos, a cantora lançou seu auto-intitulado disco de estreia.
Alisson Krauss
Alisson Krauss é a artista mulher com o maior número de Grammys, com 27 vitórias e 42 nomeações. A sua trajetória musical começou aos cinco anos, quando iniciou aulas de violino. Aos dez ela já tinha sua própria banda, e aos 13 foi eleita a violinista mais promissora no centro-oeste americano pela Sociedade de Preservação do Bluegrass. Seu primeiro álbum, Too Late To Cry, foi lançado quando ela tinha 16, mas ela já havia gravado violino aos 14 em um álbum de seu irmão, Viktor Krauss.
Billie Joe Armstrong
O vocalista do Green Day iniciou sua trajetória musical bem antes da formação da banda, aos cinco anos. Em 1977, Billie Joe gravou um single chamado “Look For Love”, encorajado pelo dono de uma loja de músicas e proprietário de uma gravadora independente, James J. Fiatarone. O empresário percebeu os talentos musicais de Armstrong e ofereceu aulas de graça em troca da gravação de algumas músicas. Anos mais tarde, Billie Joe formou sua primeira banda, Sweet Children, com o baixista Mike Dirnt, aos 14 anos.
LeAnn Rimes
Aos cinco anos, a cantora LeAnn Rimes já dançava e cantava em shows de talento no Texas. Desde pequena ela participava em musicais de teatro, e quase chegou a fazer o papel de Annie no musical da Broadway. Ainda pequena, Rimes figurou em programas de TV e cantava o hino em jogos de futebol americano do Dallas Cowboys. Aos 10 anos ela lançou seu primeiro álbum, Everybody’s Sweetheart.
Wolfgang Van Halen
O filho de Eddie Van Halen, Wolfgang Van Halen, é atualmente o baixista do Van Halen, e tem o cargo desde seus 15 anos. Mesmo antes disso, Wolfgang participou tocando guitarra em alguns shows pontuais da banda, quando tinha apenas 13 anos. Wolfgang comentou o preconceito que sofreu ao entrar no grupo: "É intimidador para um alguém com 16 anos ter o mundo te odiando, dizendo que você só está no Van Halen porque seu pai está na banda”.
Tye Trujillo
Tye Trujillo é o filho do baixista do Metallica, Robert Trujillo, e marcou as notícias este ano por substituir o baixista do Korn, Fieldy, nas datas da banda na América do Sul. Aos 12 anos, Tye conquistou o público com um talento inquestionável. Ele tem a sua própria banda, The Helmets, que já tocou nos festivais Lollapalooza no Chile e na Argentina.
Justin Bieber
Tá certo que ele ainda é bem jovem, mas Justin Bieber começou sua carreira já faz tempo, aos doze anos. Ao participar de um competição de talentos em Stratford no Canadá, Bieber cantou "So Sick" do Ne-Yo e ficou em segundo lugar. Um executivo de gravadora foi atrás do garoto depois de achar o vídeo de sua performance no YouTube, e aos treze anos Bieber estava gravando vocais com Usher.