Música

Notícia

Butch Vig, produtor de Nevermind, credita 90% da sonoridade do disco a Dave Grohl

Produtor também é baterista do Garbage e está divulgando seu novo álbum

09.08.2016, às 16H51.
Atualizada em 04.11.2016, ÀS 15H00

Butch Vig, baterista do Garbage e produtor musical responsável por alguns dos discos mais emblemáticos da década de 90, falou sobre o trabalho no álbum Nevermind, do Nirvana. Em entrevista ao Ultimate GuitarVig comentou sobre o processo de gravação e a sonoridade da banda.

None

"Nós gravamos Nevermind muito rápido. Nós fizemos o álbum todo em 16 dias. Eu tinha trabalhado com o Nirvana antes, quando eles trouxeram algumas demos. Isso foi antes de Dave Grohl entrar na banda. O que aconteceu é que nós não finalizamos o disco, porque o Kurt perdeu a voz. Então eu mixei o material que eles terminaram, a banda gravou 100 fitas cassette e distribuiu entre os amigos. Eles fizeram bootlegs deles mesmos e, de repente, todas as gravadoras grandes começaram a ligar e eles optaram pela Geffen".

E segue comentando a experiência de gravação. "A primeira música que eles tocaram foi 'Smells Like Teen Spirit'. E eu ficava passeando pelo estúdio e pensando 'Meu Deus. Isso soa incrivelmlente bem'. Dave é um músico incrível. Ele realmente é. As pessoas sempre perguntam, 'Como você conseguiu aquele som no Nevermind?', e 90% disso é o Dave Grohl.  Eu só microfonei a bateria do jeito que eu sempre fazia, naquela sala [...]. Mas é simplesmente como Dave toca, muito poderoso".

Vic está em turnê divulgando o novo álbum do Garbage, Strange Little Birds, que já conta com os singles “Even Though Our Love Is Doomed” e "Empty". Shirley Manson, vocalista do grupo, afirmou que a América do Sul está nos planos da banda - saiba mais.

Leia mais sobre Butch Vig
Leia mais sobre Nirvana
Leia mais sobre Garbage

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.