A cidade de Paris sofreu uma série de ataques terroristas na noite desta sexta (13) e um dos alvos foi a casa de shows Bataclan, onde o Eagles of Death Metal estava fazendo um show. O ataque , reivindicado pelo Estado Islâmico, deixou 70 mortos, de acordo com a prefeitura parisiense.
A polícia invadiu o Bataclan e liberou os reféns. Dois terroristas morreram. Segundo relatos de pessoas que conseguiram sair, explosões foram ouvidas na casa de shows e várias pessoas foram pisoteadas na liberação do local pela polícia.
Josh Homme, do Queens of the Stone Age, não estava presente no local - ele não participa da turnê europeia da banda. Um oficial do governo americano confirmou à AP que todos os membros do Eagles of Death Metal estão bem.
Nas primeiras horas após os ataques, o grupo postou um comunicado oficial no Facebook: "Ainda estamos tentando descobrir onde estão todos os membros de nossa banda e equipe e se eles estão bem. Nossos pensamentos estão com todos os envolvidos nessa situação trágica", diz a mensagem.
We are still currently trying to determine the safety and whereabouts of all our band and crew. Our thoughts are with all of the people involved in this tragic situation.
Posted by Eagles Of Death Metal on Sexta, 13 de novembro de 2015
Além do show do Eagles of Death Metal, também ocorreram ataques no Stade de France, onde ocorria uma partida amistosa entre as seleções da França e da Alemanha, e em outras regiões de Paris. No total, ao menos 128 pessoas foram mortas e 250 estão feridas.
Repercussão ao ataque
O U2 confirmou o cancelamento de seu show que seria realizado em Paris neste sábado. "Devido aos acontecimentos da última noite, o show programado para o próximo sábado não será realizado. (...) em um momento apropriado voltaremos a falar sobre a remarcação", diz o comunicado oficial.
O concerto seria transmitido pela HBO. Confira o comunicado oficial da banda. Cinemas, teatros e outros locais também serão fechados no final de semana.
Outra banda que cancelou apresentação foi o Deftones, que tinha três shows marcados no Bataclan neste fim de semana (dias 14, 15 e 16). No Facebook, o grupo postou uma mensagem. "Obrigado por todas as perguntas sobre o nosso bem-estar. A banda e a equipe estão bem. Nossas preces vão a todos os atingidos por estes eventos trágicos.
Thank for all your inquiries on our well being. Band/Crew all safe and accounted for at this time. Prayers for those affected in these tragic events.
Posted by Deftones on Friday, November 13, 2015
Pelo Twitter, diversos artistas enviaram mensagens de apoio às vítimas dos atentados - confira mensagens de Harry Styles, Nick Jonas, MIKA e do One Republic:
Thinking of everyone in Paris.
— Harry Styles. (@Harry_Styles) 13 novembro 2015
Thoughts and prayers are with you Paris.
— Nick Jonas (@nickjonas) 13 novembro 2015
Just landed in Paris amidst all the confusion, bombings and attacks. It's horrible
— MIKA official (@mikasounds) 13 novembro 2015
PRAY FOR PARIS!!!!!!!!!
— Andy Cohen (@Andy) 13 novembro 2015
Our prayers are with u Paris
— OneRepublic (@OneRepublic) 13 novembro 2015