Música

Artigo

Omelista | The Cure no Brasil - Hits dos anos 80

Playlist conta com clássicos do new wave e new romanticism

13.03.2013, às 18H56.
Atualizada em 06.11.2016, ÀS 13H05

The Cure se apresenta no Brasil entre os dias 4 e 6 de abril, e para entrar no clima dos anos 1980, o Omelete montou uma lista das músicas que se destacaram neste período. Na primeira parte desta seleção oitentista estão grupos que se caracterizam pelo apreço ao new wave e o new romanticism, movimentos musicais vigentes à época. No player abaixo, confira a lista de música e em seguida os clipes:

Omelista | The Cure no Brasil - Hits dos anos 80 by Thiago Romariz on Grooveshark

Men at Work - "Down Under"

Men at Work é uma banda australiana que une composições eletrônicas, experimentais, punk e pop rock. "Down Under" (também conhecido como "Land Down Under") é um single lançado em outubro de 1981 como a segunda música de trabalho do grupo, no seu álbum de estreia, Business as Usual. Uma mistura de rock e reggae com qualidade.

 

The Police - "Message in a Bottle"

Apesar de ter sido lançada em 1979, "Message in a Bottle", do The Police, é um dos símbolos dos anos 80. Incluída em Reggatta De Blanc, segundo disco do grupo inglês, a música tem uma das introduções mais clássicas da música, servindo de referência para inúmeros samples e remixes ao longo dos anos. Este single marcou o estouro do The Police no mundo inteiro e foi a primeira música deles a ficar em primeiro lugar nas paradas europeias.

 

Cyndi Lauper - "Girls Just Want to Have Fun"

"Girls Just Want to Have Fun" é uma canção interpretada pela cantora norte-americana Cyndi Lauper, presente no álbum de estreia, She's So Unusual. A música, no entanto, é considerada um cover, pois já havia sido gravada anteriormente por Robert Hazard. Isso não impediu que Lauper alcançasse o topo das paradas, ficando na segunda posição da Billboard por duas semanas. E passados quase 30 anos, "Girls Just Want to Have Fun" continua sendo um hino entre os jovens, a alegria de festas e considerada um clássico entre as feministas.

 

The Smiths - "Panic"

The Smiths é digna do título "oitentista", pois começou em 1982 e parou em 1987. "Panic", que foi composta pelo vocalista Morrissey e pelo guitarrista Johnny Marr, é um apelo contra o estado da música pop contemporânea, implorando aos seus ouvintes "burn down the disco" (queimem o/a disco/disco music) e "hang the DJ” (enforquem o DJ). Confira o clipe abaixo:

 

Depeche Mode - "Enjoy The Silence"

Composta em 1989 e lançada em 1990, "Enjoy The Silence" é a canção de mais sucesso da banda britânica Depeche Mode, sendo considerada desde 1999 o single pop mais famoso do mundo pelo Brit Awards. O grupo representa a decadência do new wave e a chegada fulminante do sythpop, que seria o novo movimento a comandar as pistas na década de 90.

 

The B-52's - "Love Shack"

Da música aos figurinos, dos clipes a artes dos álbuns, o The B-52's é um dos maiores representantes da veia "feliz" do new wave. Não falta colorido, entusiasmo e clima de festa nas músicas da banda americana, nascida no final dos anos 70, mas que alcançou o sucesso na década de 1980. O grande sucesso deles foi o single "Love Shack" do disco, Cosmic Thing. Além da letra, o visual do videoclipe mostra todo o conceito que a banda carrega - confira:

Devo - "Whip It"

O Devo arrasta uma legião de fãs desde 1970. Até hoje, o quarteto que iniciou as atividades em Ohio, nos EUA, é conhecido pela inovação e diversidade em seus conceitos musicais. Seu primeiro sucesso veio com "Whip It", de 1980, que não chegou a figurar entre as mais tocadas do ano, mas serviu para alavancar o nome do grupo mundialmente. Confira no player abaixo o vídeo:

 

Talking Heads - "Psycho Killer"

O Talking Heads ficou em atividade de 1975 até 1991. Neste meio tempo, o grupo lançou discos clássicos como 77 e More Songs About Buildings and Food, ambos no final da década de 1970. David Byrne nos vocais, Chris Frantz na bateria, Tina Weymouth no baixo e Jerry Harrison nos teclados formavam o grupo. Eles trabalharam com Brian Eno, renomado produtor que fez álbuns de David Bowie e U2, por exemplo.

 

Culture Club - "Karma Chameleon"

Marcado pela personalidade única e os trejeitos inconfundíveis de Boy George, seu vocalista, o Culture Club é outro grande representante dos clássicos de new wave dos anos 80. Mais do que se apegar a este movimento, o grupo foi mais adiante, mesclando outros ritmos e também há quem os considere como exemplo do new romantics, outra vertente semelhante que surgiu no cenário musical na mesma época.

Bow Wow Wow - "I Want Candy"

A vertente new wave ganha traços mais africanos e com ainda mais percussão no som do Bow Wow Wow. O grupo inglês surgiu na cena musical com uma repaginação da faixa de "I Want Candy", do The Strangelovers. Muitos grupos de pop e rock contemporâneos são declaradamente inspirados no Bow Wow Wow, como o No Doubt e o Red Hot Chili Peppers, por exemplo. No player abaixo, confira uma apresentação de "I Want Candy":

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.