[Atenção: lista contém spoilers da primeira temporada de Rebelde]
Como era de se esperar, a música é parte fundamental da nova versão de Rebelde e a primeira temporada está cheia de performances marcantes. Entre covers -- e não só de hits do RBD -- e inéditas, elencamos as cinco vezes que os alunos da Elite Way School verdadeiramente se superaram; confira a seguir:
- Quem é quem no novo Rebelde
- O que a nova geração de Rebelde achava da novela?
- O que acontece na cena pós-créditos
- “Fico feliz de ver a realidade em tela”, diz Selene sobre diversidade em Rebelde
5º lugar: "Volver a Mí"
O reservado Esteban (Sergio Mayer Mori) demonstra pela primeira vez suas habilidades como compositor ao tocar “Volver a Mí” para seus veteranos. Além de um agradável tapa na cara de Sebas (Alejandro Puente), que foi o primeiro a questionar a presença do jovem em uma aula avançada, a canção é um mergulho no seu drama familiar de Esteban, que não superou a partida da mãe quando era criança.
4º lugar: “Si Una Vez”
Poucas combinações funcionaram tão bem em Rebelde quanto Dixon (Jerónimo Cantillo) e M.J. (Andrea Chaparro), e uma das provas está na performance de “Si Una Vez”. O cover da cantora Selena é parte da apresentação da então banda Sin Nombre para convencer os colegas de que merecem seus votos na Batalha das Bandas. Além da repaginada na faixa ter ficado incrível, o momento marca uma virada na história de M.J., já que pela primeira vez ela se percebe como cantora principal (dã!), e prova para todos que os dois têm muita química -- e não só musical.
3º lugar: “Rebelde”
É catártica a última vez que a banda toca “Rebelde” na série. Se já à primeira vista, a performance parece um símbolo de como essa nova geração ressignificou os temas e elementos da novela dos anos 2000 -- as personalizações de cada um no uniforme vermelho e branco não me deixam mentir --, dentro do contexto da trama ela fica ainda mais importante. Sim, eles perderam a M.J. para o Sebas e é uma pena. Mas nem isso anula a confiança e o alívio do agora quinteto por ter derrotado a Seita de uma vez por todas; veja o clipe oficial acima.
2º lugar: “Lo Siento”
Por mais dolorido que tenha sido ver a M.J. dar as costas para os amigos, não dá para negar que seu dueto com Sebas foi sensacional. O cover de “Lo Siento”, música original de Beret com participação de Sofia Reyes, ilustra muito bem o contraste entre as vozes de Puente e Chaparro, assim como entre os jeitos dos seus personagens -- e mais: abre as portas para uma relação bastante interessante a ser explorada na segunda temporada.
1º lugar: “Pensando em Ti”
Mesmo assim, é o duo Dixon e M.J. o responsável pela melhor performance musical da temporada. “Pensando em Ti” é outra das músicas que rolam na festa de Jana (Azul Guaita) e, embora não seja o número principal, a inédita deste Rebelde é dançante, viciante e, segundo o próprio elenco em entrevista ao Omelete, a faixa preferida deles. E dá para contrariar? Assista acima o clipe oficial.
Menção honrosa: “Sálvame” em português
“Sálvame” não poderia ficar de fora desta lista -- não depois de ter ganhado uma versão em português com praticamente todo o elenco acompanhando a brasileira Giovanna Grigio. Tendo em vista como a novela Rebelde e o próprio RBD marcaram algumas gerações por aqui, esse reconhecimento da nova geração ganha contornos especiais e, por isso, é destaque na nossa menção honrosa.