A notícia do falecimento de Eddie Van Halen nesta terça-feira (6) chocou o mundo da música. O guitarrista da icônica banda Van Halen entrou para a história não apenas do rock, como da música, graças ao estilo feroz de sua guitarra que encantou e influenciou gerações.
- Solo de Eruption dividiu história do rock em antes e depois de Eddie Van Halen
- [Lista] Tony Iommi, Gene Simmons e grandes músicos prestam homenagens a Eddie Van Halen; veja
Relembrando seu legado, selecionamos abaixo 5 clipes com a inesquecível guitarra de Eddie Van Halen:
"Runnin' With The Devil"
Não há um clipe melhor para abrir essa lista do que “Runnin’ With The Devil”, já que essa é a canção abre Van Halen, o primeiro disco do grupo. Iniciado com um dos mais marcantes riffs de Eddie, o vídeo traz uma banda mais comportada em relação ao que se veria em seus próximos clipes, com destaque para a sincronia entre o guitarrista e o baixista Michael Anthony para bater cabeça no ritmo da canção.
"You Really Got Me"
A versão do Van Halen para “You Really Got Me”, clássico do The Kinks, entrou para a história como um dos melhores covers do rock e seu clipe não fica para trás. Além de toda a festa promovida pelo vocalista David Lee Roth, seus primeiros segundos apresentam a banda em slow motion com um feroz solo de Eddie ao fundo. Preciso dizer mais alguma coisa?
"Panama"
Uma coisa que ninguém pode negar é que o Van Halen sabia se divertir nos palcos e nos clipes. A maior prova talvez seja o vídeo de "Panama", que mostra o grupo pulando, ensaiando dancinhas toscas, e até sendo presa pela polícia. Um clássico.
"Jump"
Se o Van Halen já se divertia nos clipes, imagine o que aconteceria caso a direção do vídeo ficasse a cargo dos próprios músicos? Pois é o que acontece em “Jump”, comandado pelo vocalista David Lee Roth. O resultado não poderia ser outro que não uma produção cheia de pulos, espacartes em pelo ar e câmeras lentas, e os tradicionais figurinos extravagantes da banda.
"Hot For Teacher"
Inicialmente “Hot For Teacher” pode parecer um clipe diferente para os padrões do Van Halen, já que acompanhamos o tímido Waldo indo para a escola. Porém, essa seriedade toda vai para o ar em questão de segundos, quando descobrimos que os colegas do jovem são versões infantis da banda. A festa fica completa quando o grupo adulto surge em ternos marrons dançando uma coreografia no mínimo enfadonha.
Menção Honrosa: "Beat it" - Michael Jackson
Ok, Eddie Van Halen não aparece no clipe de “Beat It” do Michael Jackson, mas é justo que um de seus maiores solos esteja presente nessa lista. Especialmente porque a famosa briga de facas com punhos amarrados não teria a menor graça sem a feroz guitarra de Eddie.