Muitos fãs de Naruto criticam alguns pontos de Boruto e questionam se o motivo da queda de qualidade não teria a ver com a suposta passagem de bastão do criador original Masashi Kishimoto para seu assistente e desenhista Mikio Ikemoto. Em uma entrevista recente, o mangaká deixou claro que a criação do spin-off foi uma colaboração, no sentido mais verdadeiro da palavra, entre ele e Ikemoto, mas que certos processos acabaram mudando com o passar do tempo .
Segundo Kishimoto, a rotina original envolvia ele fazendo rascunhos da história de Boruto, que eram então enviados a Ikemoto, que tinha a liberdade de fazer sugestões e mudanças no layout, e, depois, Kishimoto e Ikemoto se encontravam para discutir as alterações propostas. Após um consenso, Ikemoto assumia a tarefa de desenhar os storyboards e criar os diálogos.
Ikemoto explicou, então, que atualmente a dinâmica é outra:
"No começo, o Mestre Kishimoto realmente compartilhou a história comigo. Mas, à medida que avançamos, o enredo se distancia cada vez mais do que foi inicialmente planejado. Hoje em dia, eu discuto a próxima parte da trama com meu editor, todo mês. Então, acho que o Kishimoto-sensei ainda não sabe o que vai acontecer a seguir em Boruto."
Kichimoto confirmou que, agora, entregou a parte criativa totalmente ao púpilo e, agora, apena acompanha a história:
"Ikemoto-sensei é realmente quem está totalmente no comando de Boruto... Eu apenas gosto de ler!"