No segundo episódio de Deuses Americanos, nova série do Starz exibida no Brasil pela Amazon Prime, o espectador foi apresentado a alguns novos deuses, como Media (Gillian Anderson) e Czernobog (Peter Stormare). Os produtores Bryan Fuller e Michael Green, em entrevista à Entertainment Weekly, comentaram as novas adições à trama. Czernobog, por exemplo, é um personagem que não tem muitas referências na cultura pop americana e Stormare, ator que dá vida ao personagem, disse em entrevistas que seria uma espécie de Thor eslavo - mas Fuller discorda da comparação.
"Bem, ele não seria exatamente o Thor. Ele provavelmente está mais perto de Loki do que de Thor, porque ele é um deus do mal, das trevas, de coisas negativas, e seu irmão é o deus da luz e do bem. Então eles estão em panteões ligeiramente diferentes."
Logo na primeira cena do segundo capítulo, vemos também Anansi, um deus africano. A atuação de Orlando Jones como o deus-aranha foi um grande destaque do episódio. Fuller contou um pouco sobre o discurso feito pelo personagem em sua primeira cena, em um navio negreiro, após ser invocado por um dos prisioneiros.
"Estávamos tentando criar algo que falasse com uma honestidade brutal sobre a experiência da pessoa negra em ir para a América. E foi Orlando Jones que realmente deu vida a isso. Ele tinha a eletricidade que trouxe essa paixão, clareza e complexidade à cena."
Apesar de Bilquis já ter sido vista no episódio anterior, Green falou sobre a deusa ter saído do quarto pela primeira vez na trama. No segundo episódio, vemos a personagem vivida por Yetide Badaki visitando um museu.
"Na minha imaginação, não é a sua primeira visita. É uma coisa muito triste ver sua antiga glória atrás do vidro em um museu como uma coisa antiga e morta, que é apenas uma lembrança, que só tem a existência confirmada por livros empoeirados que ninguém mais lê. Isso é doloroso. E devemos isso a Yetide Badaki, que foi capaz de passar dignidade e dor ao caminhar pelo museu."
Baseada no livro de Gaiman, a série conta a história de um ex-condenado, Shadow (Ricky Whittle), que vaga por uma América nos dias atuais repleta de deuses mitológicos da Antiguidade. Fuller (Hannibal, Pushing Daisies) e Green (Lanterna Verde, Heroes) assinam o roteiro do piloto, além de servirem como produtores principais de Deuses Americanos. Completam o elenco Ian McShane (Mr. Wednesday), Yetide Badaki (Bilquis), Emily Browning (Laura Moon), Crispin Glover (Mr. World), Pablo Schreiber (Mad Sweeney).
A série é exibida no Brasil pela Amazon Prime, com episódios novos liberados pelo serviço de streaming toda segunda-feira.
Leia mais sobre Deuses Americanos