Charlie Brooker fez uma experiência enquanto estava escrevendo a sexta temporada de Black Mirror: ele pediu ao ChatGPT, plataforma de inteligência artificial popular na internet, que escrevesse um roteiro para ele. O resultado, contou o criador à Empire, não foi positivo.
"Claro que a primeira coisa que eu fiz [no ChatGPT] foi escrever: 'Gere um episódio de Black Mirror'. Ele criou algo que, no primeiro olhar, é plausível... mas basta parar para ler um pouco mais e fica claro que o roteiro que ele escreveu é uma m*rda", disse. "Tudo o que o ChatGPT fez foi ler todas as sinopses dos episódios de Black Mirror e juntá-las em uma coisa só. Se você pensa um pouco sobre o que ele escreveu, percebe: 'Oh, não existe nenhum pensamento original aqui'."
O teste foi instrutivo, no entanto, só não da forma que Brooker esperava: "Ele me fez perceber que muitos dos episódios terminam com o personagem descobrindo que 'estava dentro de um computador o tempo todo', ou algo assim. Então eu pensei: 'Bom, vou jogar fora qualquer roteiro que tenha algo parecido com isso'. Não existe ponto em fazer uma série antológica se você não pode quebrar suas próprias regras."
- Black Mirror | 6ª temporada ganha trailer com Michael Cera e mais; veja
- Confira a sinopse de cada episódio da 6ª temporada
A sexta temporada de Black Mirror, que contará com astros como Michael Cera, Salma Hayek e Aaron Paul no elenco, chega à Netflix em 15 de junho.
As cinco temporadas anteriores, assim como o filme interativo Bandersnatch, já estão disponíveis na plataforma.
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.