Assim que começa Carnaval, esperado longa da Netflix sobre as aventuras de quatro amigas no carnaval de Salvador, fica claro que, na verdade, as atenções do roteiro serão divididas entre a experiência de viver por alguns dias o cenário baiano, e o mundo efêmero e ao mesmo tempo brutal da internet, especialmente pela ótica de quem ganha a vida com ela. Como acontece com esse tipo de história, embora cada uma das quatro tenha sua própria narrativa, todas orbitam a protagonista, que conduz a trama e dá a ela o tom do que está para ser discutido. A Bahia, o carnaval, as ruas de salvador, tudo isso é um belo pano de fundo para o que o roteiro de Leandro Neri, Audemir Leuzinger e Luisa Mascarenhas quer dizer: até onde a “cultura do influencer” vai nos levar?
Evidente, então, que nosso papo com o elenco principal, esse assunto acabou se tornando uma pauta importante. Giovana Cordeiro vive a protagonista Nina, que caminha para o sucesso como influencer, mas passa por um escândalo pessoal e usa a viagem para a Bahia como um escape. Contudo, a preocupação em ter mais seguidores e mais relevância viaja junto com ela. “O tempo todo eu me pergunto sobre essa relação de amor de ódio com a internet”, diz Cordeiro no início do nosso papo. “A Nina e o convívio com as meninas me ajudaram a ter menos preconceito e manter a mente aberta. E eu gostaria muito que as pessoas que assistirem também se perguntem o que eu passei a me perguntar: o que me faz bem? Qual o tipo de conteúdo que me faz feliz?”.
Curiosamente, uma das amigas de Nina é a atrevida Michelle, que exerce no quarteto o papel de representar o humor e a sexualidade. Michelle também funciona como o “eco da razão”, aquela que tenta manter a amiga influencer com os pés no chão. A personagem é vivida por Gkay, que tem milhões de seguidores e estava no filme exercitando um privilégio importante: o olhar de fora. “Todo influencer precisa de um amigo como a Michelle”, disse ela. ”Eu gostei muito de como o filme abordou muitos dos aspectos reais do nosso trabalho, tirando um pouco do glamour constante que as pessoas acham que tem. É muito importante ouvir os que estão em volta”.
Enquanto Nina e Michelle têm uma ligação forte por conta do embate entre esse “glamour” e a realidade, as outras duas amigas seguem com presenças narrativas bem distintas. Vivi, a personagem de Samya Pascotto, é uma nerd “raiz”. O texto da personagem é todo construído em cima de referências que, segundo ela, não são muito sua praia: “Eu sou péssima com todas as referências”, contou aos risos. “Todas as que aparecem no filme eu tentei conhecer um pouco, mas a que aparece sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias foi sugestão minha, porque eu tenho uma amiga muito geek. Uma vez eu, ela e outra amiga estávamos fazendo um teste do Buzzfeed que era pra saber o quão nerd você podia ser; e tinha uma pergunta que era: qual o sentido da vida? Nas opções tinha 42 e eu fiquei, tipo, 42??? E essa amiga nerd deu uma risadinha, entendendo tudo. A pergunta seguinte era: na pergunta anterior qual foi sua reação quando viu 42? Ficou perdida ou deu uma risadinha entendendo tudo? E foi EXATAMENTE o que aconteceu. Daí eu pedi pra colocarem isso no filme, essa homenagem pra minha amiga; e eles gostaram”.
Das quatro estrelas do longa, Bruna Inocencio foi a que ficou com a responsabilidade de abordar mais profundamente a parte dramática. Mayra, sua personagem, sofre de crises de pânico causadas pelo medo de multidões, o que faz com que o carnaval na Bahia não seja exatamente o destino mais confortável para se estar. Quando questionada sobre o que ela acessou para traduzir esses medos, Bruna foi categórica: “Minha mãe. Minha mãe sofre dessa fobia de multidões. Quando eu fiquei sabendo que viveria uma personagem com a mesma fobia eu perguntei pra ela: Como você se sente? Porque eu sou o aposto, eu sou das multidões. Eu precisava entender pra conseguir passar a angústia dela, a urgência de sair, de escapar. Espero mesmo que as pessoas consigam ver isso”.
Dirigido por Leandro Neri, o filme ainda tem Flavia Pavanelli, Jean Pedro, Micael Borges, Felipe Adler, Nikolas Antunes e Rafael Medrado no elenco. No finalzinho da entrevista, Pascotto ainda nos mandou um recado: “Desculpa Omelete por eu não ser uma nerd de verdade”. Samya, a gente garante pra você que uma vez nerd (mesmo que na ficção) sempre nerd.
Carnaval estreia na Netflix dia 2 de junho.