O final da 2ª temporada foi capaz de pegar de surpresa até o fã mais atento de Dark ao revelar que existe um universo alternativo ao que havia sido apresentado até então. Poucos segundos antes de ser atingido pelo apocalipse, Jonas Kahnwald (Louis Hofmann) é resgatado por uma versão de Martha Nielsen (Lisa Vicari) vinda de outro mundo. Ao ser levado para essa Terra alternativa, o garoto tem contato com uma realidade completamente diferente da sua. Ou quase isso.
Em “Déjà-vu”, episódio de estreia da 3ª temporada, tanto Jonas quanto os telespectadores têm a chance de visitar o mundo da outra Martha - que, por motivos de organização, chamaremos de Terra B nessa lista. Confira abaixo as principais diferenças e semelhanças entre os universos de Dark.
- Confira a crítica e o Veredito da terceira e última temporada de Dark
- Quem é quem: conheça o elenco de Dark
- Entenda como Matrix faz a ponte entre o primeiro episódio de Dark e sua 3ª temporada
- Entenda a 1ª temporada de Dark
- Entenda a 2ª temporada da série
[Cuidado com spoilers da 3ª temporada de Dark]
Desaparecimentos em Widen
Assim como no universo de Jonas, o garoto Erik Obendorf desapareceu na Terra B, o que acaba se revelando outro sequestro executado por Helge Doppler (Peter Schneider). Assim como na Terra A, o grupo de amigos vai à caverna da cidade onde Erik guardava drogas, mas a motivação é diferente. Ao invés de ir atrás dos entorpecentes, o grupo procura por pistas que a polícia possa ter deixado passar, especialmente para ajudar Killian Obendorf (Sammy Scheuritzel), irmão mais velho de Erik que nessa realidade é namorado de Martha.
Jonas não existe nesse universo
Jonas chega à Terra B em 4 de novembro de 2019, data que marca o desaparecimento de Mikkel. Acontece que lá, o garoto ficou em casa na noite que deveria viajar para o passado. Sendo assim, ele não cresceu nos anos 1980 e consequentemente não se casou com Hannah (Maja Schöne). O resultado é um mundo em que Jonas Kahnwald não existe.
A trajetória de Ulrich
A vida de Ulrich Nielsen (Oliver Masucci) é a maior prova de que certas coisas nunca mudam. Assim como na Terra A, sua versão alternativa entrou para a polícia inspirado pelo misterioso desaparecimento de seu irmão Mads (Valentin Oppermann) nos anos 1980, e já adulto, vivia um relacionamento extraconjugal com Hannah até se divorciar de Katharina (Jördis Triebel), com quem teve Martha, Magnus e Mikkel. Sendo assim, quando Jonas chega à Terra B, Ulrich está casado com Hannah, com quem espera um filho.
Porém, Ulrich segue infiel, e nessa realidade trai sua nova esposa com Charlotte Doppler (Karoline Eichhorn), que ironicamente foi traída traída por seu esposo Peter (Stephan Kampwirth) na Terra A.
Os Doppler
Não é apenas a matriarca Charlotte que trás diferenças na família Doppler. Seu marido Peter, que é psicólogo na Terra A, aqui é o padre da cidade de Widen. Dentre as filhas do casal, no universo alternativo é Franziska (Gina Stiebitz) quem não escuta, ao contrário do mundo de Jonas, em que a caçula Elisabeth (Carlotta von Falkenhayn) nasceu sem audição.
O falecimento de Regina Tiedemann
Na Terra A, Regina Tiedemann (Deborah Kaufmann) combate um severo câncer que ameaça sua vida. Quando Jonas chega à Terra B, ela já faleceu por uma razão inexplicada. Essa sutil diferença é motivo para uma das grandes reviravoltas na jornada da série.
O apocalipse
Uma das mais tristes semelhanças entre os mundos é o fato de que ambos estão condenados ao apocalipse. Porém, enquanto o evento acontece em 27 de junho de 2020 na Terra A, no universo paralelo isso acontece meses antes, em 5 de novembro de 2019. Ainda que as causas sejam similares, a principal diferença é que Aleksander Tiedemann (Peter Benedict) foi pressionado a retirar os barris da usina nuclear que contém a matéria escura logo após o desaparecimento de Erik Obendorf, já que a investigação policial levava para a caverna próxima à usina.
O corpo de Mads Nielsen
Dentre os inúmeros desaparecimentos em Widen, um dos principais é o de Mads Nielsen, o irmão caçula de Ulrich. Sequestrado na década de 1980, seu corpo aparece misteriosamente em 2019. Na Terra A, o cadáver é encontrado por Peter Doppler e Tronte Nielsen (Walter Kreye), pai do rapaz, que o deixam na floresta por conselho de Claudia Tiedemann. Já na terra B, ele é achado pelo grupo composto por Martha, Magnus, Franziska, Bartosz e Killian. O ressurgimento de Mads tem um efeito imediato em Ulrich, mudando completamente sua vida - tanto profissional quanto pessoal.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários