Destaque no Festival de Cinema de Sundance, o documentário brasileiro Democracia em Vertigem foi um dos quinze selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para integrar a lista de semifinalistas da categoria de Melhor Documentário para a 92ª Premiação do Oscar, que acontecerá em 2020 – assista o trailer acima.
O filme de Petra Costa distribuído pela Netflix cobre o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e a ascensão dos discursos de extrema-direita que levaram à eleição do presidente Jair Bolsonaro, em 2018.
O filme teve exibição no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York, com introdução de Spike Lee, cineasta responsável por filmes como Infiltrado na Klan e Faça a Coisa Certa, que elogiou a visão de Costa ao retratar o crescimento da polarização política ao redor do mundo – veja abaixo:
"This film gives us another look at the rise fascism. It's not just here, it's global." Said Spike Lee while introducing our film, The Edge of Democracy, at the @MoMAFilm. pic.twitter.com/6XL7T59I5c
— Petra Costa (@petracostal) November 17, 2019
Pré-indicadicado a Melhor Filme Internacional, o drama brasileiro A Vida Invisível não chegou à lista de semifinalistas da categoria. O filme, dirigido por Karim Aïnouz, foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país no Oscar, mas foi preterido por longas de países como França, Rússia, Polônia e Coréia do Sul. A Vida Invisível concorre ainda ao Independent Spirit Awards, um dos principais prêmios dedicados ao cinema independênte - saiba mais.
Lançado em 19 de junho, Democracia em Vertigem está disponível na Netflix.