Uma das grandes estreias da semana na Netflix, o filme Enola Holmes se envolveu em uma polêmica antes mesmo de seu lançamento. Em junho de 2020, foi revelado que os proprietários da obra de Arthur Conan Doyle, autor e criador do personagem de Sherlock Holmes, entraram com um processo por infração de direitos autorais do detetive. A ação deixou muita surpresa, já que o personagem está em domínio público desde 2014. Sendo assim, por que o investigador interpretado por Henry Cavill gerou um problema judicial?
As histórias de Sherlock Holmes que caíram em domínio público são as escritas antes da 1ª Guerra Mundial, quando o investigador era completamente frio e quase incapaz de sentir emoções. Já os contos lançados pelo Sir Conan Doyle após o conflito, entre 1923 e 1927, mostram o detetive demonstrando emoções, chegando a ter uma relação realmente fraterna com a jovem Enola. Então o argumento utilizado pelos herdeiros do espólio de Conan Doyle é que essa versão de Enola Holmes utiliza o Sherlock que ainda está protegido pelos direitos autorais que os pertencem.
Este não é a primeira vez que os herdeiros de Arthur Conan Doyle entram com processo por violação dos direitos. Em 2015 o alvo foi a Miramax pelo filme Mr. Holmes, que mostra a aposentadoria do detetive, período que também segue protegido pelos direitos autorais. Este caso foi resolvido com um acordo de valores não divulgados. É possível que o novo processo siga o mesmo caminho, já que Enola Holmes já está disponível na Netflix.
- Leia a crítica de Enola Holmes
- [Artigo] Direto do set de Enola Holmes: como foi a adaptação para a Netflix
- [Visitamos o set] Como Enola Holmes muda os livros e tenta se conectar com uma nova audiência
Enola Holmes conta a origem da jovem irmã mais nova do mais famoso detetive da literatura interpretada por Millie Bobby Brown. Henry Cavill interpreta o icônico investigador Sherlock Holmes e o longa conta também com Helena Bonham Carter (Clube da Luta) como a mãe dos personagens. Harry Bradbeer (Fleabag, Killing Eve) dirige e Jack Thorne (Extraordinário) escreve o roteiro, que adapta a série literária Os Mistérios de Enola Holmes de Nancy Springer. Os livros, que começaram a ser publicados em 2006, acompanham a jovem Enola enquanto ela faz suas investigações. O primeiro deles é intitulado The Case of the Missing Marquess.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários