O caso dos Irmãos Menendez, que inspirou a segunda temporada de Monstros da Netflix, pode ganhar uma grande reviravolta. Segundo a Vanity Fair, vários membros da família dos irmãos vão comparecer a uma coletiva de imprensa que será realizada nesta quarta (16) em um tribunal de Los Angeles e na qual o promotor George Gascón pode recomendar uma nova sentença.
A esperança dos familiares é que a decisão de Gascón ajude os irmãos Erik e Lyle a conquistarem a liberdade após 34 anos em custódia. O promotor não confirmou a informação, mas fontes da publicação indicam que o parecer tem grandes chances de ser a favor dos Menendez.
De acordo com a revista, Gascón parece ter motivos sólidos para recomendar que os irmãos Menendez sejam sentenciados novamente. Segundo o Código Penal norte-americano, o promotor pode considerar se alguém que foi condenado sofreu "trauma psicológico ou abuso físico pré-condenação", se recebeu uma sentença severa em comparação a outros casos e se pode ou não ser considerado uma ameaça à sociedade.
"O objetivo da nova sentença é nos ajudar a desfazer as coisas malucas que aconteceram nos anos 1990", disse o advogado de Menendez, Mark Geragos, em entrevista à Vanity Fair. O primeiro julgamento de Erik e Lyle, durante o qual o testemunho de abuso sexual foi admitido, resultou em júris empatados. Na época, o juiz Stanley Weisberg não permitiu que a então advogada dos irmãos, Leslie Abramson, apresentasse evidências de que eles foram molestados em seu segundo julgamento.
- Crítica da série: Irmãos Menendez é true crime que a Netflix sabe fazer como ninguém
- Crítica do doc: O Caso dos Irmãos Menendez é cena pós-créditos da série
Os irmãos Lyle e Erik Menéndez foram manchete nos Estados Unidos no ano 1993, quando foram julgados pelo assassinato de seus pais em 1989. A dupla, que alegou ter agido em autodefesa, foi declarada culpada e permanece na prisão até hoje. O elenco da série conta com Javier Bardem (A Pequena Sereia), Chloë Sevigny (Boneca Russa) no papel dos pais e a dupla Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez como os protagonistas.
As duas temporadas de Monstro estão disponíveis na Netflix, bem como o documentário sobre o caso.