Produtora e amiga próxima da falecida Princesa Diana, Jemima Khan pediu demissão de The Crown. Em entrevista ao Sunday Times, Khan disse que últimos anos da vida de Lady Di — foco da quinta temporada da série — não foram retratados com "respeito e compaixão".
“Era muito importante para mim que os últimos anos de vida da minha amiga fossem retratados com precisão e compaixão, como nem sempre aconteceu no passado”, contou a produtora.
Khan contou ao jornal que Peter Morgan, o criador da série, pediu que ela atuasse como consultora durante a quinta temporada, que narra os anos que antecederam a morte de Diana em 1997, assim como os romances de Diana com o cirurgião britânico-paquistanês Hasnat Khan e o produtor de cinema egípcio Dodi Al-Fayed, bem como sua polêmica entrevista com Martin Bashir.
“Quando esse acordo não foi honrado e quando percebi que aquele enredo específico não seria necessariamente contado com o respeito ou compaixão que eu esperava, solicitei que todas as minhas contribuições fossem removidas da série e recusei o crédito”, finalizou Khan.
“Jemima Khan é amiga, fã e apoiadora pública do The Crown desde a primeira temporada”, disse a Netflix em um comunicado ao Sunday Times. “Ela fez parte de uma ampla rede de fontes bem informadas e variadas que forneceram extensas informações básicas para nossos escritores e equipe de pesquisa, dando o contexto para The Crown. Mas nunca foi contratada como roteirista da série.”
A Netflix deve lançar a quinta temporada de The Crown em novembro de 2022, estrelando Elizabeth Debecki como a Princesa Diana, Khalid Abdalla como Dodi Al-Fayed e Dominic West como o Príncipe Charles.