Sucesso de crítica que encontrou seu público aos poucos, O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy enfim ganha uma continuação, dez anos depois.
Tudo por Um Furo (Anchorman 2), título brasileiro sem referência ao original por conta do resultado comercial no país do primeiro filme, busca vender a nova comédia por aqui como algo totalmente inédito. Normalmente, uma estratégia assim seria execrável, mas neste caso é plenamente justificável. Afinal, Ron Burgundy - um dos grandes personagens do humor neste século - merece seu espaço nas telas.
Erra quem vê no filme estrelado por Will Ferrell e mais uma vez dirigido por Adam McKay um besteirol típico. Tanto O Âncora como Tudo por Um Furo são sátiras ácidas de dois momentos sociais importantes. No original, Ron vê-se ameaçado pelo surgimento de (que absurdo!) uma mulher como co-apresentadora de seu telejornal. Aqui, o alvo é outro, um que encontra ainda mais ressonância nos tempos atuais, o jornalismo que entretém, como meio para conquista de audiência.
Na trama, falido e esquecido, o veterano jornalista Ron Burgundy (Ferrell) recebe a oportunidade de comandar o horário mais ingrato da primeira emissora da história dedicada 24 horas à notícia. Ao lado da sua equipe, Ron percebe que se quiser voltar ao topo, precisa dar ao público o que ele quer ver - e não o que precisa saber.
A ideia é perfeita no momento fofoqueiro, "caça-clique", com notícias em 140 caracteres e da superficialidade imagética do jornalismo atual. Tudo Por Um Furo é o retrato perfeito dessa realidade, um "Mediocridade Begins", e todo o elenco diverte-se sem moderação com o material.
Ferrell, David Koechner, Paul Rudd e Steve Carell estão inspiradíssimos de volta aos papeis do novo-clássico O Âncora. Há, porém, uma repetição de sequências do primeiro filme que torna a novidade menos impactante, mas nada que os absurdos do humor nonsense não superem com tranquilidade. As cenas no farol, por exemplo, pontos altos do filme, são impagáveis.
O humor improvisado sai com tamanha naturalidade que um corte com 100% de piadas inéditas foi anunciado. Com tanta graça, obviamente, nem tudo funciona... Mas o saldo é bastante positivo. Torçamos, portanto, que o mundo esteja menos medíocre e que Ron Burgundy não fique esquecido por mais uma década.
Ano: 2013
País: EUA
Classificação: 14 anos
Duração: 119 min
Direção: Adam McKay
Elenco: Will Ferrell, Steve Carell, Paul Rudd, Luke Wilson, Christina Applegate, David Koechner, James Marsden, Kristen Wiig, Meagan Good, Dylan Baker, Tina Fey, Kirsten Dunst, Liam Neeson, Vince Vaughn, Marion Cotillard, Harrison Ford, Will Smith, Sacha Baron Cohen, Jim Carrey, Amy Poehler, Kanye West