Durante a segunda temporada de Os Anéis de Poder, uma das dinâmicas mais elogiadas foi entre o lorde de Eregion, Celebrimbor, e o vilão Sauron. O arco focado em Eregion foi repleto de elogios, assim como as atuações de Charles Edwards (Celebrimbor) e Charlie Vickers (Sauron), que entregaram versões excelentes de dois dos personagens mais importantes para a história de J. R. R. Tolkien.
Na série do Prime Video, é interessante observar que todo o arco envolvendo os dois personagens se passa, majoritariamente, em apenas um cenário: a forja de Eregion. É lá que acontece o desenvolvimento da relação entre os personagens, bem como a crescente manipulação e influência de Sauron sobre Celebrimbor. “Foi incrível porque nós raramente temos a oportunidade de fazer algo assim onde tudo é cronológico — e filmamos o ano inteiro. Filmamos tudo em ordem cronológica e estávamos todos basicamente em apenas um set”, disse Vickers ao Omelete.
- Narsil | Como espada apresentada em Os Anéis de Poder se conecta com Aragorn
- Trolls, ents e mais: Guia das novas criaturas de Anéis de Poder
- Morgoth | Quem é o torturador de Sauron, mencionado em Os Anéis de Poder?
- Os Valar, os Fiéis e mais: Entenda a “religião” mostrada em Os Anéis de Poder
Ele continuou: “Nós assistimos enquanto o set literalmente se deteriorava ao nosso redor conforme os personagens se deterioravam também. Foi realmente muito especial e eu e Charles nos tornamos muito próximos. Tivemos um ótimo nível de relacionamento pessoal e profissional como consequência do trabalho que fizemos, e foi um verdadeiro privilégio. Acho que para nós dois."
Quem não leu os livros talvez não saiba, mas os acontecimentos envolvendo a manipulação de Sauron sobre Celebrimbor, se apresentando como Annatar, um emissário dos Valar, e influenciando o elfo a forjar os anéis de poder, é um episódio presente nos livros de Tolkien. "Os showrunners fizeram um trabalho incrível na elaboração dessas cenas envolvendo Celebrimbor e Sauron, e eu acho que realmente ajuda quando muitas dessas cenas estão em trabalhos do Tolkien”, afirmou o astro, que seguiu elogiando o trabalho da dupla J. D. Payne e Patrick McKay. “Esse relacionamento é baseado no cânone e isso realmente ajuda na hora de darmos vida aos personagens - e nós somos fãs - conhecemos as obras e conhecemos essas partes dos livros dos quais Payne e McKay são super fãs”
- [crítica] Os Anéis de Poder encontra o épico pela via do patético
- 8 perguntas que a série ainda precisa responder
- Quem morre na 2ª temporada?
No material original de Tolkien, é revelado que Celebrimbor, após finalizar a forja dos anéis e escondê-los, foi capturado e torturado para revelar a localização dos artefatos a Sauron. Assim como vimos em Os Anéis de Poder, Celebrimbor morreu torturado - seu corpo foi atingido por flechas e pendurado em uma estaca - mais tarde, foi exibido como uma bandeira quando Sauron ataca os Portos Cinzentos.
Sobre a morte de Celebrimbor na série, Vickers afirmou que foi a cena que ele mais gostou de gravar: "A cena da morte de Celebrimbor é a minha favorita. Além de triste, era algo que estávamos realmente ansiosos para fazer por causa dos livros e sim, foi realmente muito especial porque foi o fim das nossas cenas juntos também. A verdade é que a cena era muito desafiadora, e as cenas desafiadoras costumam ser as melhores.”
O encerramento da relação entre Celebrimbor e Sauron veio com o oitavo e último episódio de Os Anéis de Poder, que já está disponível no Prime Video.