ATENÇÃO: Spoilers de Os Anéis de Poder a seguir!
A segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder prometeu se concentrar mais no vilão Sauron (Charlie Vickers) e no domínio sombrio que ele quer espalhar pela Terra Média - e, se os fãs especulavam sobre este novo foco desembocar em uma temporada mais brutal, com mais mortes… parece que eles estavam certos!
A seguir, confira quem já morreu na segunda temporada de Os Anéis de Poder, e como cada um dos personagens encontrou o seu fim.
Waldreg
Difícil imaginar que alguém vai sentir falta dele, mas o cruel servo humano de Adar (Sam Hazeldine) foi a primeira baixa causada por Sauron (Charlie Vickers) nessa temporada. O personagem, interpretado por Geoff Morell, foi despedaçado por uma criatura feroz que vivia presa nas celas de Mordor - consequência de suas provocações no período em que Sauron passou encarcerado por lá, ainda se passando por humano. Antes de ir embora, o vilão soltou a criatura e deixou que Waldreg a encontrasse por lá.
Bronwyn
Pois é, a corajosa nova líder dos humanos não durou muito tempo na posição. No segundo episódio da nova temporada, vemos o enterro de Bronwyn e descobrimos, via Arondir (Ismael Cruz Cordova), que ela sucumbiu ao veneno da flecha de um orc, o que deve ser uma surpresa para quem não acompanha os bastidores de Os Anéis de Poder - na cena, até o elfo admite que achou que a amada estava segura. Acontece que a atriz que interpretava Bronwyn, Nazanin Boniadi, decidiu se afastar de Hollywood, o que necessitou a eliminação da personagem.
Valandil
Vivido por Alex Tarrant, o grande amigo de Isildur (Maxim Baldry) foi apunhalado pelas costas por Kemen (Leon Wadham), o filho do novo rei numenoriano Pharazôn (Trystan Gravelle), durante o conflito entre as forças do governo e os fiéis à rainha aprisionada Míriel (Cynthia Addai-Robinson), em um tempo da antiga religião da ilha. Obedecendo a uma ordem do seu antigo capitão, Elendil (Lloyd Owen), ele abaixou sua espada e não matou Kemen, embora tenha vencido-o em combate - e sua misericórdia foi paga com traição, uma vez que o príncipe o atacou por trás imediatamente depois.
Mirdania
A elfa vivida por Amelia Kenworthy, aprendiz de Celebrimbor (Charles Edwards), passou a temporada sendo lentamente seduzida por Sauron a abandonar sua lealdade ao mestre. No penúltimo episódio da temporada, justamente quando ela se viu completamente iludida e incapaz de ouvir os protestos de Celebrimbor, Sauron a utilizou para convencer os outros elfos do mesmo: usando sua magia, o Lorde das Trevas fez com que Mirdania caísse da muralha de Eregion e fosse morta por orcs lá embaixo, fazendo parecer que Celebrimbor a empurrou.
Rei Durin III
Na mitologia de Tolkien, o monstro de fogo chamado de Balrog também é conhecido pelos anões como Algoz de Durin - e Os Anéis de Poder mostrou o porquê. Em sua ganância de cavar mais fundo na montanha e extrair mais mithril, o rei interpretado ppr Peter Mullan acordou o Balrog nas profundezas, e só então percebeu o erro que tinha cometido, tirando o Anel de Poder e salvando o filho, Durin IV (Owain Arthur), proclamando-o rei antes de se virar para enfrentar a criatura, que o destrói instantaneamente.
Celebrimbor
Após uma temporada de tortura nas mãos de Sauron - embora ele só tenha percebido nos últimos episódios -, o maior dos artesãos élficos morreu de forma nobre, resistindo ao interrogatório do Lorde das Trevas sobre o paradeiro dos nove anéis dos humanos e profetizando que Sauron seria destruído por suas próprias criações. Celebrimbor até cunha o título da saga quando, com suas últimas palavras, provoca Sauron chamando-o de “O Senhor dos Anéis”.
Adar
A expansão trágica da história de Adar foi uma das melhores surpresas dessa 2ª temporada de Os Anéis de Poder. O pai dos orcs sucumbiu a uma traição dos próprios filhos, e especialmente de seu tenente Glüg, após uma batalha sangrenta que os fez se voltarem para Sauron como seu novo mestre. Apunhalado por Glüg e uma dezena de outros orcs, Adar morre segundos depois de tentar negociar uma paz com Galadriel (Morfydd Clark).
Outras mortes
- No quarto episódio, um elfo espadachim da companhia de Elrond e Galadriel sucumbiu ao primeiro confronto com as criaturas tumulares, antes mesmo de alcançar Eregion.
- Incontáveis elfos, orcs e - de quebrar o coração! - cavalos na batalha de Eregion, incluindo a elfa arqueira Rían, o soldado orc Zhor, a montaria do próprio Elrond e muitos outros que não chegamos a conhecer o nome.
- Brânk, o líder da raça de nômades mascarados que buscava um retorno a um passado glorioso ao cumprir tarefas para o Mago Sombrio (Ciáran Hinds) é morto pelo seu amo assim que isso se torna conveniente. O Mago usa seus poderes para arremessá-lo pelo ar, e uma estaca o perfura na nuca.
- Glûg, que era o segundo em comando de Adar, pagou o preço mais alto por trair seu comandante e entregar os orcs para Sauron. Assim que o orc chegou ao seu novo mestre com preocupações militares, Sauron o despachou rapidamente com uma espada.