ATENÇÃO: Spoilers de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder a seguir!
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder entrou ainda mais fundo na mitologia de J.R.R. Tolkien durante a segunda temporada, e um nome já mencionado de passagem no primeiro ano teve sua história explorada melhor no episódio de hoje (26): Morgoth.
Na cena em questão, Sauron (Charlie Vickers) discute com Celebrimbor (Charles Edwards) o seu tempo como servo de Morgoth, o primeiro Lorde das Trevas, dizendo que ele o torturava - e que a violência, com o passar do tempo, se tornou "um jogo para descobrir quem tinha mais força de vontade".
Dentro dos escritos de Tolkien, Morgoth é mais mencionado em O Silmarillion, que detalha a cosmologia da Terra Média (pense nele como a Bíblia do universo de O Senhor dos Anéis. Ele é, de certa forma, o equivalente a Satanás na mitologia: um anjo caído que se rebelou contra Eru Ilúvatar, o Deus deste universo.
Morgoth, antes da queda, se chamava Melkor, e era o mais poderoso Ainur, os seres criados por Eru para essencialmente governar e moldar o mundo criado por ele. Melkor, no entanto, guardava dentro de si o desejo mesquinho de criar algo inteiramente seu, sem dar glória a Eru - e sua insistência em ir contra as ideias do criador não passou muito tempo despercebida.
Ao ser confrontado por Eru, Melkor se encheu de orgulho e se voltou para o mal. Ele eventualmente começou a Guerra da Ira, roubou as joias conhecidas como Silmarils (algo mencionado na série) e, como vimos na primeira temporada de Os Anéis de Poder, destruiu as árvores de Valinor.
Estamos resumindo, claro, mas o importante é saber que Morgoth se tornou a fonte do mal no universo, e Sauron foi um de seus vários servos com o passar dos séculos. O personagem, como explicamos algumas semanas atrás, é um dos Maiar, criaturas criadas originalmente por Eru para ajudar os Ainur no governo do mundo.
Como sabemos, porém, Morgoth foi eventualmente derrotado, abrindo espaço para um período de paz na Terra Média que foi novamente quebrado por Sauron. Assim como Satanás na Bíblia, no entanto, reza a mitologia de Tolkien que o primeiro Lorde das Trevas retornará no fim dos tempos, quando será destruído de uma vez por todas.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível para streaming pelo Prime Video.