ATENÇÃO: Spoilers de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder a seguir!
Uma cena rápida do último episódio da segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder deve ter chamado a atenção dos fãs dos filmes de Peter Jackson e dos livros de J.R.R. Tolkien. Na sequência em questão, a rainha Míriel (Cynthia Addai-Robinson) se despede do seu fiel escudeiro Elendil (Lloyd Owen), ordenando que ele fuja de Númenor e a deixe para trás - mas não sem antes lhe dar de presente uma espada que ela chama de Narsil, e que é muito familiar para os fãs mais dedicados da saga.
A passagem de Narsil para Elendil segue de perto a mitologia de Tolkien, uma vez que a lendária espada aparece pela primeira vez nas histórias de O Senhor dos Anéis justamente empunhada pelo ex-capitão numenoriano, que a utiliza para lutar contra Sauron ao lado de elfos e humanos. Forjada em algum momento da Primeira Era, pelo artesão mestre anão Telchar, Narsil ficou por séculos em posse dos Lordes de Andúnië, um secto de numenorianos que se apegou às antigas tradições enquanto a ilha se transformava - exatamente o grupo chamado na série de Fiéis, e liderado por Míriel.
A importância da espada cresce quando, na última batalha da guerra contra Sauron, Elendil é morto pelo Lorde das Trevas, que racha Narsil em vários pedaços. Na tentativa de vingar seu pai, Isildur (vivido por Maxim Baldry na série) pega a arma despedaçada e ataca Sauron uma última vez, cortando o seu dedo que carregava o Um Anel e, portanto, derrotando-o. As lascas da espada, a seguir, foram passadas de geração em geração até chegar a… Aragorn, personagem de Viggo Mortensen na trilogia de filmes e descendente distante de Isildur.
Durante os eventos de O Senhor dos Anéis, Aragorn pede ajuda aos elfos para reforjar as partes de Narsil em uma nova espada, que ele batiza de Andúril, e que ele utiliza em todas as batalhas contra as forças de Sauron. Com a eventual coroação do personagem como Rei de Gondor e Arnor, a espada retorna - ainda que transformada - para o trono que um dia foi seu em Númenor.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder já tem duas temporadas completas disponíveis pelo Prime Video. O terceiro ano já está confirmado, mas ainda não tem data de estreia definida.