Há 20 anos, o Omelete dava início à trajetória para se tornar o principal site de cultura pop do Brasil e para a criação de um verdadeiro ecossistema geek. E, para celebrar este marco e relembrar tudo o que mudou desde os anos 2000 até hoje, criamos uma cápsula do tempo para que velhos e novos fãs possam navegar por essa história. Também já estão no ar os primeiros episódios do podcast Omelete #TBT, que revisita alguns dos principais textos e coberturas do portal nesses 20 anos de vida.
A cápsula do tempo conta a trajetória do Omelete (acesse aqui) enquanto relembra os principais momentos da cultura pop. Estão lá as primeiras críticas de filmes de heróis publicadas online e os momentos transformadores, como a escalação de Heath Ledger como Coringa, a volta do Homem-Aranha para a Marvel e mais.
Além da cápsula e do #TBT, a equipe da redação produziu uma série de conteúdos para celebrar esses 20 anos:
- Os 20 anos que transformaram a nerdice: uma reflexão sobre a evolução do nerd pela história do Omelete
- 2000 e 2020: os maiores nomes de Hollywood antes e depois
- Como a indústria de quadrinhos mudou nos últimos 20 anos
- De X-Men a Coringa: a evolução das produções baseadas em HQs nos últimos 20 anos
- 20 filmes que marcaram os 20 anos do Omelete
- 20 séries que marcaram os 20 anos do Omelete
A criação de uma comunidade
“Quando criamos o Omelete, pensamos em ter um espaço no qual pudéssemos falar sobre os assuntos que a gente gosta e para um público que curtisse as mesmas coisas. O nome vem da ideia de colocar vários ingredientes que, no nosso caso, são as histórias em quadrinhos, os filmes, as séries e também os games, a música e tudo o que hoje faz parte desta cultura”, conta Marcelo Hessel, sócio e crítico do Omelete.
Já para Marcelo Forlani, sócio-fundador do site, uma das coisas mais importantes é poder dar voz aos fãs. “Antes o nerd era aquela cara mais fechado, que ficava em casa lendo ou jogando. Agora, todo mês de dezembro a gente consegue reunir centenas de milhares de pessoas na CCXP com um único interesse. Uma galera que passa o ano todo preparando seu melhor cosplay ou aguardando para encontrar com seu artista preferido. O Omelete nos permitiu unir a comunidade nerd e tenho muito orgulho de fazer parte desta história”, conta.