Já aprendemos muito sobre o mundo dos piratas de One Piece, mas chegou a hora de saber quem manda nesse rolê. Como qualquer ramo de criminalidade, há uma hierarquia, e criminosos mais poderosos e influentes que outros. No Guia de One Piece dessa semana, vamos falar sobre quem são os quatro imperadores – ou yonkou – seus poderes e quão perigosos eles são.
Confira os outros guias de One Piece que publicamos anteriormente:
- Guia completo de arcos e episódios do anime
- O que são as Akuma no Mi?
- O que é o Haki?
- Grand Line, Red Line e mais; entenda o mapa do anime
- Quem são os corsários/Shichibukais do anime?
- As diferenças entre cada marcha/gear de Luffy
[IMPORTANTE: Os Guias de One Piece têm como objetivo ajudar fãs iniciantes do anime sem estragar a experiência deles. Se você já coleciona centenas de episódios assistidos ou está em dia com o anime/mangá, não dê spoilers nos comentários deste artigo nas redes sociais]
Primeiramente, precisamos entender o que significa ser um imperador ou imperatriz dos mares. Esse título extra-oficial é concedido apenas aos quatro piratas mais poderosos do Novo Mundo, que se diferenciam dos demais não apenas pelo seu poder individual, mas também por possuírem frotas com dezenas de navios e milhares de piratas. Com essa armada, eles conquistam e, por vezes, governam países, além de oferecer proteção para algumas ilhas em troca de algum pagamento ou por pura afinidade com o lugar.
Além disso, os imperadores também controlam os principais canais de contrabando e outros tipos de crime, como a produção de Akuma no Mi artificial. Por serem tão poderosos e ameaçadores ao governo, suas recompensas também são assustadoras, passando facilmente de 1 bilhão de berries. Esses personagens são apresentados gradualmente, com Kaidou aparecendo apenas na saga mais recente do anime.
Confira quem eram os quatro imperadores na primeira metade do anime:
Shanks
O ruivo foi o primeiro imperador a aparecer no anime, ainda na Saga de East Blue. Porém, quando vimos ele perdendo o braço para salvar a vida de Luffy, ele ainda não era um imperador. Shanks conquistou o título durante seu avanço pela Grand Line, logo após a cena em que ele entrega o chapéu de palha para Luffy.
Shanks é o único dos imperadores — inclusive atualmente — que não comeu uma Akuma no Mi. Sua força é baseada puramente no Haki e no manejo de sua espada. Dentre os usuários de Haki, Shanks parece ser um dos que melhor domina o do Armamento, especialmente quando falamos sobre infundir esse poder em armas, como na sua famosa espada Gryphon.
Os principais inimigos de Shanks são os outros imperadores e o próprio governo mundial e, diferentemente dos outros três piratas mais fortes, ele é um aliado de Luffy — apesar de ambos não se encontrarem desde a despedida no arco de Romance Dawn.
Barba Branca
Reconhecido como “o homem mais forte do mundo” pela marinha, Edward Newgate foi o rival histórico de Gol D. Roger e enfrentou a tripulação do rei dos piratas quando nem mesmo a marinha conseguia.
Com o apelido de Barba Branca por causa de seu longo bigode, Newgate foi o homem que comeu a Akuma no Mi do tipo Paramecia mais poderosa de todas: a fruta do temor, que podia causar grandes terremotos, virar ilhas de ponta cabeça e causar tsunamis quilométricos. Além disso, Barba Branca dominava todos os Hakis e era um exímio lutador. Com uma resistência física sobre-humana, ele foi capaz de lutar com o cérebro parcialmente esmagado, dois buracos no peito, além de sofrer de uma doença terminal — tudo isso já idoso. O então comandante da Marinha, Sengoku, definiu os poderes de Newgate como “capazes de destruir o mundo”.
Barba Branca era chamado de pai por sua tripulação porque ele adotava os piratas como filhos. Sua frota possuía várias divisões, com Portgas D. Ace, o irmão do Luffy, sendo o comandante de uma delas. Quando Ace foi entregue por Marshall D. Teach à Marinha, o velho imperador declarou guerra e invadiu o quartel-general de Marineford, causando a chamada Guerra dos Maiorais — que acabou custando sua vida.
Big Mom
A única mulher entre os imperadores, Charlotte Linlin é a terceira imperatriz/yonkou a aparecer na trama. Sua primeira interação é em uma discussão com Luffy, quando ele comeu todos os doces da ilha dos homens-peixe, que serviam como pagamento pela proteção de Big Mom. A pirata veterana, assim como Barba Branca, é chamada de mãe pelos seus subordinados, porém, no caso dela, os piratas são seus filhos de verdade.
Além de uma força sobre-humana capaz de nocautear gigantes com um único golpe, Big Mom é usuária de uma Akuma no Mi. A Soru Soru no Mi, ou fruta da alma, permite que ela puxe a alma dos adversários para fora do corpo. Essa habilidade, no entanto, só funciona se a pessoa tiver medo dela ou consentir em ceder a alma. Ela pode injetar as almas roubadas em coisas e animais, dando-lhes habilidades humanas. Big Mom também pode repartir a própria alma, como ela fez com seus homies, pedaços da alma que ela colocou em um raio, no fogo e na própria espada. Com eles, Linlin enfrenta seus adversários no mano a mano.
Luffy e seu bando encaram Big Mom na Saga Yonkou, a mesma em que enfrentam o quarto imperador, Kaido.
Kaido
O quarto e último imperador da velha guarda a aparecer foi Kaido. Apesar de ter sido nominalmente mencionado por Gecko Moriah já na Saga do Thriller Bark, o vilão só deu as caras na saga Yonkou. Conhecido como rei das feras, Kaidou é considerado a criatura mais poderosa de One Piece — isso mesmo, criatura.
O imperador comeu uma Uo Uo no Mi, uma fruta do tipo Zoan mítica, modelo Senryu, que lhe concede a habilidade de se transformar em um dragão, parcial ou completamente. Quando entra na forma de dragão, ele se torna a criatura mais perigosa do mundo. Além de voar, ele pode disparar rajadas de fogo que explodem e incineram tudo pelo caminho. Outra habilidade do imperador é criar nuvens de calor que podem sustentar objetos no ar, como a ilha flutuante de Onigashima, fortaleza do vilão.
Ele é tão temido que até mesmo o shichibukai Donquixote Doflamingo ficou com medo de enfurecê-lo durante a Saga da Aliança Pirata. Entre os crimes de Kaido estão assassinatos, cárcere privado, escravidão e a produção ilegal de Smiles, as Akuma no Mi artificiais.
Uma das principais participações de Kaido na obra foi sua luta final com o protagonista Monkey D. Luffy. O Yonkou forçou o Chapéu de Palha ao limite, o que acabou despertando sua quinta marcha (ou Gear 5th). Com Luffy e Kaido em seus auges de poder, a obra teve sua maior luta até aqui.
Com informações de One Piece Fandom.