O filme brasileiro Ainda Estou Aqui já pode contar com mais um fã entre os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o corpo votante que decide os vencedores do Oscar. Trata-se de Brian A. Kates, montador responsável por filmes como Fire Island, O Mordomo da Casa Branca e Versos de um Crime, que conversou com o Omelete sobre o seu novo projeto, o remake de O Beijo da Mulher Aranha.
Aproveitamos para falar de Oscar com o editor, que se derreteu em elogios pelo filme de Walter Salles: “É fantástico. Apoio muito esse tipo de abertura do Oscar para filmes internacionais. O editor de Ainda Estou Aqui, Affonso Gonçalves, mora em Nova York e é um grande amigo meu! Então, apesar do filme ser brasileiro, nós da comunidade nova-iorquina também sentimos muito orgulho das indicações. E eu amo o filme”.
“As indicações de filmes como Ainda Estou Aqui são obviamente uma reflexão da crescente diversidade no corpo de votantes da Academia, tanto em melhor filme quanto em melhor documentário”, continuou Kates. “Eu trabalho em ficção e não-ficção, então presto atenção nas duas categorias, e os votantes do braço documental da Academia têm feito, muito consistentemente, escolhas incríveis. Fico feliz, e me sinto sortudo, de ver que o Oscar está novamente na linha de frente desse processo de colocar grandes filmes diante do público”.
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O Oscar 2025 acontece em 2 de março, com Ainda Estou Aqui concorrendo aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional. Outros títulos bastante indicados são Emilia Pérez, Conclave, Anora e O Brutalista.
O Beijo da Mulher Aranha, adaptação para as telas do musical da Broadway - que por sua vez foi baseado no livro de Manuel Puig, que já havia sido feito para o cinema por Hector Babenco em 1985 -, conta com Diego Luna e Tonatiuh como presos políticos na Argentina dos anos 1980, que passam seu tempo fantasiando sobre as aventuras de uma estrela de cinema, vivida por Jennifer Lopez.
O longa de Bill Condon (Dreamgirls) ainda não tem data de estreia no Brasil.