Cena de Emilia Pérez

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

Emilia Pérez | Diretor de fotografia de Scorsese critica filme de Selena Gomez

Rodrigo Prieto reclama que longa de Jacques Audiard eliminou mexicanos da história

Omelete
2 min de leitura
24.11.2024, às 18H27.

Rodrigo Prieto tem problemas sérios com o filme Emilia Pérez. O diretor de fotografia, que ficou famoso por suas colaborações com Martin Scorsese e pelo filme Barbie, criticou a produção do francês Jacques Audiard durante uma entrevista ao Deadline no festival Camerimage, na Polônia.

Entre as críticas, Prieto diz achar problemático o fato do longa não ser filmado no México, embora a história se passe no seu país de origem. "Por que você não incluiria mais mexicanos na produção? Não apenas os atores. Nós temos a Adriana Paz no filme e ela está está ótima", comentou o artista. "Todo o resto no filme soa inautêntico e isso me incomoda muito, especialmente quando o tema é tão importante para nós, mexicanos."

"Por que não contratar um diretor de arte mexicano, um figurinista ou pelo menos uns consultores? Sim, eles tiveram coachs de línguas, mas eu fiquei ofendido que uma história dessas foi retratado de uma forma que soasse tão inautêntica. Para mim o que me incomoda são os detalhes. Você nunca teria uma placa de prisão escrito 'Cárcel', mas sim 'Penitenciaria'. Isso me mostra que ninguém envolvido sabia disso."

Prieto ainda comparou a produção a projetos do diretor taiwanês Ang Lee e o seu filme de estreia na direção, Pedro Páramo. "Olhem para Ang Lee. Ele é de Taiwan e fez Brokeback Mountain, mas ele focava os detalhes. Mesmo eu com Pedro Páramo. Eu não sou do interior do México mas eu fui lá e falei com as pessoas para aprender como melhor retratar a sua cultura", finalizou o diretor de fotografia.

Na trama de Emilia Pérez, uma advogada (Zoe Saldaña) que é abordada por um chefão do tráfico de drogas para ajudá-lo a realizar o seu maior sonho: uma cirurgia de redesignação sexual, a fim de poder viver como mulher. Selena Gomez interpreta a esposa da criminosa, vivida por Karla Sofía Gascón. 

Dirigido por Jacques Audiard (O Profeta), Emilia Pérez levou o Prêmio do Júri e o prêmio de melhor atriz (dividido entre todas as protagonistas do longa - Selena Gomez, Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz) no Festival de Cannes de 2024.

No Brasil, o longa chegará aos cinemas pela Paris Filmes em 6 de fevereiro de 2025.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.