Isis Valverde enxerga o momento excepcional vivido pelo cinema brasileiro antes, durante e depois da vitória de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 - mas não acha que o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deveria ser o grande objetivo das produções nacionais.
Em entrevista ao Omelete para promover sua nova série, Maria e o Cangaço, Valverde disparou: "O Oscar é um prêmio bem americano, deles para eles… quantas latinas foram indicadas durante os 90 e poucos anos que o Oscar existe? Seis, no máximo? São pouquíssimas! É importante saber disso".
O número levantado por Valverde está correto - somente seis atrizes latinas concorreram ao Oscar de Melhor Atriz desde o advento do prêmio, incluindo as brasileiras Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. Se a conta incluir a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, outros sete nomes entram na lista.
"Fico feliz sim de ver tantas indicações para o nosso cinema, mas também nos Prêmios Platinos [cerimônia anual dedicada ao cinema latinoamericano], por exemplo. [...] A gente tem tanta coisa para contar, mas muitas vezes nossas histórias ficam só aqui. Olha o tamanho que a gente é no mundo! São os nossos filmes ganhando mais espaço em outras línguas", completou a atriz.
Valverde estreia como Maria Bonita, icônica cangaceira que foi companheira de Lampião (Julio Andrade), na série Maria e o Cangaço. Os seis episódios da primeira temporada já estão disponíveis para streaming no Disney+.
Mas isso ainda é novidade pra alguém??