Mel Gibson não quis responder a uma pergunta do apresentador Jesse Watters, da Fox News americana, sobre o tapa de Will Smith em Chris Rock durante o Oscar 2022. A agente do ator, que divulgava o seu filme Father Stu, interrompeu a entrevista após o questionamento - veja no vídeo abaixo, a partir dos 4:47.
"Eu estive pensando... Se tivesse sido você que tivesse saltado da sua cadeira e estapeado Chris Rock, você teria sido tratado da mesma forma?", perguntou Watters.
Exclusive one-on-one with Mel Gibson #FoxNews pic.twitter.com/C13wogYZSm
— Jesse Watters Primetime (@jesseprimetime) April 1, 2022
Gibson, que começou a rir e apontar para a câmera durante a pergunta, não disse mais nada para o estrevistador. Ao invés disso, a sua agente interveio e avisou que o tempo da entrevista tinha acabado. Quando Watters insistiu na pergunta, ela reiterou o seu aviso, e o jornalista encerrou o segmento.
Astro de Máquina Mortífera e vencedor do Oscar por Coração Valente, Gibson já foi condenado por agressão contra a ex-namorada Oksana Grigorieva, além de ter sido gravado usando ofensas racistas, antissemitas e homofóbicas.
Relembre o caso do tapa
Durante o Oscar 2022, Rock improvisou uma piada sobre o visual de Jada Pinkett Smith, atriz e esposa de Will Smith. Ela convive com a doença autoimune alopecia, que causa queda de cabelo, e optou por raspar os cabelos. O comediante então a chamou de "G.I. Jane 2", em uma referência a Até o Limite da Honra, filme de 1997 em que Demi Moore aparece de cabelos raspados. Smith então subiu no palco e deu um tapa na cara do comediante. Ao voltar ao seu lugar, ele gritou “tire o nome da minha esposa da porra da sua boca”.
- Oscar | Academia se pronuncia após tapa de Will Smith: "Não toleramos violência"
- Oscar 2022 | Chris Rock não prestará queixas contra Will Smith após tapa
Na madrugada da segunda (28), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se pronunciou sobre o tapa dado por Smith em Rock. "A Academia não tolera violência de qualquer forma. [...] Temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo", diz o comunicado
De acordo com a Variety, os representantes de Smith conversaram com ele durante o intervalo da premiação. A Academia revelou que pediu que o ator se retirasse da cerimônia, mas ele se recusou.
Em seu discurso ao vencer Melhor Ator, Smith falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Academia pelo episódio da agressão.
Na última sexta (1º), o ator pediu para deixar a lista de membros da Academia diante da polêmica.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.