A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou nesta terça-feira (8) a sua lista de melhores filmes do ano. Como de costume, nem todo mundo que se destacou durante o aquecimento da temporada de premiações garantiu sua indicação nas categorias principais. Confira abaixo os principais esnobados desta edição:
- Oscar 2022: Ataque dos Cães lidera premiação; confira os indicados
- Onde assistir aos filmes indicados
- Tudo o que você precisa saber sobre o Oscar 2022
- Penélope Cruz, Um Príncipe em Nova York 2: As surpresas do Oscar 2022
A 94ª edição do Oscar acontece em 27 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles.
LADY GAGA
A cantora era uma das favoritas na disputa à melhor atriz, e chegou a ser lembrada pelo prêmio do Sindicato de Atores (SAG) por sua performance como Patrizia Reggiani em Casa Gucci, último longa do diretor Ridley Scott. No entanto, apesar da campanha intensa para tentar sua segunda indicação como atriz, Gaga ficou de fora do prêmio da Academia.
JARED LETO
Colega de elenco de Gaga, Jared Leto também não emplacou uma indicação neste ano. Sua performance como Paolo Gucci em Casa Gucci dividiu a opinião dos críticos, sobretudo por causa do seu sotaque carregado, mas ainda assim ele figurava entre os favoritos e marcou presença também na lista do SAG ao lado dos indicados ao Oscar, Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães) e Troy Codsur (No Ritmo do Coração). No entanto, ele não teve a mesma sorte.
CASA GUCCI
O longa de Ridley Scott, no geral, pode ser considerado como um dos grandes esnobados deste ano. Durante todo o período pré-indicação, Casa Gucci foi uma das produções mais debatidas e, ainda que não tenha sido lembrado nos principais prêmios dos sindicatos, havia uma expectativa que ele conquistaria mais do que apenas uma indicação -- no caso, por cabelo e maquiagem, essa sim inquestionável.
TICK, TICK… BOOM!
O filme de Lin-Manuel Miranda sobre o compositor e escritor Jonathan Larson, autor de peças como Rent, também foi lembrado timidamente pela Academia, com a indicação de Andrew Garfield no papel do protagonista e na categoria Melhor Montagem. Dá para chamar de esnobado, sim!
MAGGIE GYLLENHAAL
Estreia na direção de Maggie Gyllenhaal, A Filha Perdida garantiu três indicações ao Oscar deste ano: Melhor Atriz para Olivia Colman, Melhor Atriz Coadjuvante para Jesse Buckley e Melhor Roteiro adaptado para a própria Gyllenhaal. Entretanto, tamanho o impacto do filme e o elogio dos críticos, muitos torciam para vê-la também na categoria de direção. Não foi dessa vez.
NOITE PASSADA EM SOHO
O último filme do diretor Edgar Wright não caiu nas graças de todo mundo quando chegou aos cinemas e, embora não tenha aparecido na lista dos principais prêmios dos sindicatos, é notável sua ausência na categoria de melhor figurino.
UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK 2
A sequência da comédia estrelada por Eddie Murphy surpreendeu com sua indicação à melhor cabelo e maquiagem porque, apesar de merecidíssimo, não estava no radar da maioria da crítica especializada. Mas, já que foi lembrada pela Academia, não dá para deixar passar sua ausência na disputa de melhor figurino.
RUTH NEGGA
Identidade, estreia de Rebecca Hall na direção, também ficou de fora da premiação, mas nenhuma ausência é tão incompreensível quanto à da atriz Ruth Negga por sua performance como Clare -- pelo menos, o SAG a reconheceu com uma indicação.
CAITRÍONA BALFE
Outra atriz que parecia ter presença garantida entre as indicadas à melhor atriz era Caitríona Balfe por sua atuação em Belfast. Embora o filme tenha emplacado