Brendan Fraser, de A Baleia, venceu o Oscar 2023 de Melhor Ator. O astro vinha sendo celebrado por sua atuação como Charlie desde que o filme foi lançado no Festival de Veneza, onde ele foi ovacionado pela plateia por seis minutos seguidos. O ator também já foi reconhecido, em 2023, com o Critics’ Choice Awards e o SAG Awards.
- Veja a lista completa de vencedores do Oscar 2023
- Brendan Fraser se emociona ao falar de vitória no Oscar 2023
Brendan Fraser accepts the #Oscar for Best Actor for #TheWhale. https://t.co/ndiKiHfmID pic.twitter.com/kNuDy85dpH
— Variety (@Variety) March 13, 2023
Durante seu discurso da vitória, o astro relembrou as dificuldades que passou nos anos anteriores ao longa. "Comecei neste negócio há 30 anos e as coisas não foram fáceis para mim", disse Fraser. "Havia uma instalação que eu não apreciava na época, até que parou. E eu só quero dizer obrigado por esse reconhecimento, porque isso não poderia ser feito sem o meu elenco. Tem sido como uma expedição de mergulho no fundo do oceano e o ar na linha para a superfície está em um lançamento sendo vigiado por algumas pessoas na minha vida."
Fraser concorria ao Oscar com Austin Butler (Elvis), Paul Mescal (Aftersun), Colin Farrell (Os Banshees De Inisherin) e Bill Nighy (Living).
Relembre a trajetória do ator no nosso Retrato:
O maior premiado do Oscar 2023 foi Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que venceu em 7 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção (Daniel Kwan & Daniel Scheinert) e Melhor Atriz (Michelle Yeoh). Atrás, vieram o alemão Nada de Novo no Front, com 4 vitórias, e A Baleia, com 2.
A noite teve apresentação de Jimmy Kimmel, que fez piadas com a falta de representatividade entre os indicados e com o infame tapa de Will Smith em Chris Rock no ano passado.