Premiada como Melhor Atriz no Oscar 2023, Michelle Yeoh comemorou sua vitória neste domingo (12) com uma importante mensagem de aceitação, compartilhada durante a entrevista coletiva: “não tenham medo de ocupar espaços.”
- Veja a lista completa de vencedores do Oscar 2023
- Brendan Fraser se emociona ao falar de vitória no Oscar 2023
“Esse é um momento histórico e agradeço à Academia por reconhecê-lo”, seguiu a atriz, falando sobre o fato de ser a primeira atriz asiática premiada com um Oscar. "Temos trabalhado nessa direção há muito tempo, e hoje nós quebramos essa barreira. Eu meti um golpe de kung fu nela e a quebrei [risos], e precisamos disso, porque muitos se sentem invisíveis. Não só a comunidade asiática. Esse prêmio é para todo mundo que se identifica como uma minoria. Nós merecemos ser ouvidos e vistos. Merecemos ter oportunidades iguais. É tudo o que nós pedimos".
Por isso, ela fez um apelo para os fãs que, hoje, enfrentam dificuldades para seguir seus sonhos. “Depois de 40 anos, estou aqui. Então, não desistam. Não deixe ninguém te colocar numa caixinha e não acredite que seu auge já foi”.
Yeoh ainda falou sobre a importância que mães têm tanto em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo quanto na vida real. “Sem elas, não existiríamos. Minha mãe sempre me deu muita confiança. Ela me ensinou sobre o amor, compaixão e carinho. Na verdade, a única coisa que ela me pediu foi para não vir de calças ao Oscar [risos]. Acho que as mães nos estimulam a sermos melhores.”
O maior premiado do Oscar 2023 foi Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que venceu em 7 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção (Daniel Kwan & Daniel Scheinert) e Melhor Atriz (Michelle Yeoh). Atrás, vieram o alemão Nada de Novo no Front, com 4 vitórias, e A Baleia, com 2 – entre elas, a de melhor ator para Brendan Fraser.
A noite teve apresentação de Jimmy Kimmel, que fez piadas com a falta de representatividade entre os indicados e com o infame tapa de Will Smith em Chris Rock no ano passado.