O astro Ryan Gosling criticou a ausência da atriz Margot Robbie e da diretora Greta Gerwig em suas respectivas categorias individuais no Oscar 2024. Gosling foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante por Barbie, enquanto as duas colegas ficaram fora do páreo de Melhor Atriz e Melhor Direção.
Após receber sua indicação, Gosling escreveu um comunicado a imprensa sobre a ausência das colegas. “Estou extremamente honrado por ter sido indicado por meus colegas ao lado de artistas tão notáveis em um ano de tantos filmes excelentes. E nunca pensei que diria isso, mas também estou extremamente honrado e orgulhoso por retratar um boneco de plástico chamado Ken”, começa a declaração de Gosling [via Variety].
- Oscar 2024 | Oppenheimer e Pobres Criaturas lideram indicações; veja lista
- Para o bem e para o mal, 2024 é o ano dos “novatos” no Oscar
Ele segue: “Mas não existe Ken sem Barbie, e não existe filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas mais responsáveis por este filme histórico e mundialmente celebrado. Nenhum reconhecimento seria possível para ninguém no filme sem seus talentos, coragem e genialidade. Dizer que estou decepcionado por eles não terem sido indicados em suas respectivas categorias seria um eufemismo”.
- Atriz de Barbie, Issa Rae está em três filmes indicados ao Oscar 2024
- Oscar 2024 tem três indicados a Melhor Filme dirigidos por mulheres
Gosling termina parabenizando America Ferreira por também ter sido indicada como Melhor Atriz Coadjuvante: “Contra todas as probabilidades, com nada além de um par de bonecos sem alma, com pouca roupa e, felizmente, sem virilha, elas nos fizeram rir, partiram nossos corações, impulsionaram a cultura e fizeram história. Seu trabalho deve ser reconhecido junto com os outros indicados muito merecedores. Dito isto, estou muito feliz por America Ferrera e pelos outros artistas incríveis que contribuíram com seus talentos para tornar este filme tão inovador.”
Cinéfilos de todos os cantos comentaram a ausência de Robbie na categoria de Melhor Atriz e da esnobada de Gerwig na categoria de Melhor Direção, mesmo com Barbie concorrendo ao grande prêmio de melhor longa-metragem. Nas redes sociais, comentários fizeram paralelos entre a trama do filme, que aborda o machismo do mundo real, e as indicações da Academia.
- Barbie | America Ferrera rebate críticas a “feminismo básico” do filme
- Barbie | Margot Robbie não tem planos para sequência
Trazendo a boneca da Mattel para o cinema live-action pela primeira vez, Barbie traz Margot Robbie no papel título e Ryan Gosling como Ken, além de um elenco estrelado que inclui Simu Liu, Ferrera, Kate McKinnon, Ncuti Gatwa, Will Ferrell e mais.
Faturando US$ 1,4 bilhão ao redor do mundo, Barbie foi o maior sucesso de bilheteria de 2023, e tem sido figura importante na temporada de premiações — incluindo o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards.
Barbie está disponível para streaming na HBO Max.