Will Smith dá tapa em Chris Rock durante o Oscar 2022 (Robyn Beck/AFP)

Créditos da imagem: Robyn Beck/AFP

Oscar

Notícia

Oscar | Will Smith foi convidado a deixar cerimônia após tapa, mas se recusou

Academia marcou reunião para decidir punição do ator

Omelete
3 min de leitura
30.03.2022, às 20H04.
Atualizada em 01.04.2022, ÀS 08H11

O ator Will Smith foi convidado a se retirar da cerimônia do Oscar 2022 após dar um tapa na cara do comediante Chris Rock, mas se recusou, segundo a organização. A academia de cinema informou que fará uma reunião em 18 de abril para definir a punição de Smith, que ser suspensão e até expulsão do grupo de membros.

Em um documento enviado ao ator [via Deadline], a academia do Oscar informou que "consistente com os Padrões de Conduta da Academia, bem como com a lei da Califórnia, o Sr. Smith está sendo notificado pelo menos 15 dias de uma votação sobre suas violações e sanções, e a oportunidade de ser ouvido antecipadamente por meio de uma resposta por escrito"

O documento continua afirmando que o conselho pode tomar quaisquer medidas contra Will: "Na próxima reunião do conselho, em 18 de abril, a Academia poderá tomar qualquer ação disciplinar, que possa incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelo Estatuto Social e Normas de Conduta."

"Gostaríamos de esclarecer que o Sr. Smith foi convidado a deixar a cerimônia e recusou, também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de forma diferente", conclui a carta.

Relembre o caso:

Minutos antes do astro levar o Oscar de Melhor Ator por seu trabalho em King Richard: Criando Campeãs, Rock improvisou uma piada sobre o visual de Jada, atriz e esposa de Will, que convive com a doença autoimune alopecia, que causa queda de cabelo. Revoltado, Smith subiu no palco e deu um tapa na cara do comediante. Ao voltar ao seu lugar, ele gritou “tire o nome da minha esposa da porra da sua boca” - saiba mais.

Na madrugada desta segunda-feira (28), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se pronunciou sobre o tapa dado por Smith em Rock. "A Academia não tolera violência de qualquer forma. [...] Temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94.º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo", diz o comunicado.

De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação.

Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Academia pelo episódio da agressão.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.