Saoirse Ronan
Personalidades

Saoirse Ronan

  • Nascimento: 12 de Abril de 1994 (Bronx, Nova York, Estados Unidos)
  • Idade: 24
  • Atividades: Ator

Saoirse Ronan (nascida em Nova York, em 12 de abril de 1994), é uma atriz américo-irlandesa.

Iniciando sua carreira antes de completar dez anos, Saoirse aparece pela primeira vez em uma produção televisa quandoparticipa de quatro episódios das séries The Clinic, 2003-;e The Proof, 2004-2005.

Logo em seguida, participa dos longas Nunca é Tarde para Amar ( I Could Never Be Your Woman,2007), com Michelle Pfeiffer e Paul Rudd,O Milagre de Natal de Jonathan Toomey ( The Christmas Miracle of Jonathan Toomey, 2007), Atos que Dasafiam a Morte ( Death Defying Acts, 2007), com Catherine Zeta-Jones e Guy Pearce, ganhando destaque em Desejo e Reparação (Atonement, 2008), dirigido por Joe Wright, com James McAvoy e Keira Knightley; trabalho que lhe rende sua primeira indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante. No mesmo ano Saoirse também integra o elenco deCidade das Sombras (City of Ember, 2008), com Bill Murray e Tim Robins, chegando a uma de suas atuações de maior destaque em Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones, 2009), dirigido por Peter Jackson, com Mark Wahlberg, Rachel Weisz e Stanley Tucci.

Já na segunda década dos anos 2000, realiza sua primeira dublagem, ao compor o elenco da versão em inglês de O Mundo dos Pequeninos (Kari-gurashi no Arietti, 2010), segue para o longa dirigido por Peter Weir, Caminho da Liberdade (The Way Back, 2010), com Colin Farrel, Ed Harris e Mark Strong, trabalha mais uma vez com Joe Wright em Hanna (Hanna, 2011), com Cate Blanchet e Eric Bana, segue para Violet & Daisy (Violet & Daisy, 2011), com James Gandolfini e Danny Trejo, participa da produção dirigida por Neil Jordan, Byzantium (Byzantium, 2012), e se mantém em destaque com filmes como A Hospedeira (The Host, 2013), Minha Nova Vida (How I Live Now, 2013), com Tom Holland, a dublagem da animação Justin e a Espada da Coragem (Justin and the Knights of Valour, 2013), e integra o longa dirigido por Wes Anderson, O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, 2014), com Ralph Fiennes, Willem Dafoe, Bill Murray, Edward Norton e Adrien Brody.

Nesse mesmo período, participa do primeiro longa escrito e dirigido por Ryan Gosling, Lost River (Lost River, 2014), com Eva Mendes e Christina Hendricks, segue para Stockholm, Pennsylvania, 2015; e chega a mais um personagem de destaque, que lhe rende nova indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro, dessa vezna categoria de Melhor Atriz, em Brooklin (Brooklyn, 2015), com Domhnall Gleeson, produção também indicada ao Oscar de Melhor Filme.

Posteriormente, integra o elenco dos longas Loving Vincent, 2016; e The Seagull, 2016

Curiosidades

No irlandês tradicional, o nome Saoirse é pronunciado “seer-sha”, e essa é a forma como ela pronuncia quando está na Irlanda. No entanto, quando está nos Estados Unidos, ela pronuncia “sur-shuh”.

Saoirsenasceu em Nova York, mas foi criada na Irlanda.

Em 2008, com apenas 13 anos, se tornou a sétima atriz mais jovem a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Peter Jacksona selecionou para ser a atriz principal de seu filme, 'Olhar do Paraíso', com base em uma fita enviada por ela, da Irlanda. Ele ficou tão impressionado com o teste, que nem quis conhecê-la pessoalmente para oferecer o papel.

Foi a primeira escolha para viver o papel de Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate em Os Vingadores: Era de Ultron (The Avengers: Age Of Ultron, 2015), mas desistiu do papel. Elizabeth Olsenassumiu a personagem em seu lugar.