Pode não parecer, mas faz 15 anos que Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra chegou aos cinemas americanos. Com Johnny Depp, Orlando Bloom e Keira Knightley no elenco principal, o longa arrecadou US$ 654 milhões no mundo e deu origem a uma das grandes franquias de Hollywood. Para celebrar essa data, reunimos abaixo 10 curiosidades sobre a produção:
Tatuagem “falsa” de Johnny Depp
Quando as filmagens do longa começaram, Johnny Depp já tinha várias tatuagens, que foram cobertas com maquiagens e acessórios. Uma que aparece em seu braço era falsa na época do filme, mas o ator fez uma versão de verdade posteriormente, com o nome Jack.
Machucado de Jack Sparrow
Durante o primeiro filme, é possível ver um pequeno machucado no queixo de Jack Sparrow. O tamanho muda no decorrer do filme, mas não foi um erro da produção, e sim uma brincadeira entre Depp e o departamento de maquiagem.
Piratas do Rock
Depp afirmou em entrevistas que se inspirou em Keith Richards, da banda Rolling Stones, e no personagem Pepe Le Gambá para fazer Jack Sparrow. Ele afirmou que teve medo da reação de Richards quando ele soubesse, mas o músico ficou tão feliz que apareceu em outros filmes da franquia como o Capitão Teague, pai de Sparrow. “Ele foi muito legal, algo como ‘amigo, eu não tinha ideia’. Ele foi muito gentil sobre isso”.
Hugh Jackman como Jack Sparrow?
Muitos não sabem, mas Johnny Depp não foi a primeira escolha para ser Sparrow. O roteirista australiano Stuart Beattie pensou em Hugh Jackman enquanto escrevia o personagem. Naquela época, porém, Jackman ainda não era tão famoso e a Disney preferiu outro ator. Rumores dizem que atores como Jim Carrey e Matthew McConaughey também foram considerados para o papel do pirata.
Outro Will Turner?
O mesmo aconteceu com o papel de Will Turner. Antes de acabar nas mãos de Orlando Bloom, que fazia sucesso na época como o Legolas de O Senhor dos Anéis, o papel foi considerado para Jude Law e Heath Ledger, que fez sucesso anos depois como o Coringa.
Piratas de Spielberg
Nos anos 90, Steven Spielberg quase dirigiu Piratas do Caribe. Os roteiristas Ted Elliott e Terry Rossio tinham feito a primeira versão da história e o diretor, que é fã da atração na Disney, ficou sabendo do projeto. Ele considerava Bill Murray, Steve Martin ou Robin Williams para o papel de Jack Sparrow, mas a Disney não aprovou o longa.
Acidente com Keira Knightley
A intérprete de Elizabeth Swann estava voltando das filmagens em uma ilha, quando seu barco ficou preso em um recife e afundou. Junto com ela estavam sua mãe (que estava lá porque a filha era menor de idade) e o condutor do barco. Todos foram resgatados e saíram ilesos, mas as cenas que faltavam foram feitas em estúdio para evitar outro incidente.
Primeira première na Disney
Inspirado na atração de um parque, o filme marcou a primeira première de um longa na Disneyland Resort, na Califórnia.
Bring me that Horizon!
Uma das falas improvisadas de Johnny Depp no filme é “Now, bring me that horizon” (Agora, me traga aquele horizonte). Já em 2004, surgiu a banda Bring Me The Horizon, que teve o nome inspirado nessa frase. “Aquilo foi realmente inspirador. Eu ainda morava com meus pais em Sheffield, Inglaterra, quando o filme foi lançado. Para mim e para a banda, tocar sempre esteve associado com a ideia de fazer turnês, viajar e ver o resto da Inglaterra e do mundo (...). Então essa citação se encaixa com nosso sentimento de querer ver o que o mundo tinha para oferecer”, afirmou o vocalista Oliver Sykes.
Tatuagem de Orlando Bloom
Quando o primeiro Piratas do Caribe foi filmado, Orlando Bloom tinha encerrado as filmagens como Legolas em O Senhor dos Anéis. Para comemorar, alguns atores do filme de Peter Jackson (que formaram A Sociedade do Anel) fizeram uma tatuagem em élfico. Em algumas cenas de A Maldição do Pérola Negra, é possível ver o desenho no pulso de Bloom.