Piratas Pirados! (The Pirates! Band of Misfits) marca não apenas o retorno ao stop-motion da Aardman como também a volta de Peter Lord à direção. O fundador do estúdio de animação de Wallace & Gromit não assinava um filme desde 2000, quando dirigiu o seu primeiro longa-metragem, A Fuga das Galinhas, depois de uma longeva carreira em curtas.
fantasia
wallace e gromit
jasao
totoro
toy story
A pedido do Omelete, Lord, que ano que vem completa 60 anos, fez uma lista com os seus cinco longas de animação preferidos. Tem Wallace & Gromit no meio, compreensivelmente, mas há espaço também para um clássico da Disney, um anime, um filme de computação gráfica da Pixar e uma quase-animação... Olha o que Peter Lord tem a dizer sobre cada um deles:
Meu Amigo Totoro
De Hayao Miyazaki, 1988
"Esse filme é simplesmente lindo. É poético, misterioso e ambíguo. Ele caminha sobre essa bela linha entre o medo e o maravilhamento, entre o sonho e a fantasia. Certamente é a evocação mais honesta e mágica da infância já posta numa animação. Não escorrega em clichês nem em sentimentalismo - é só repleto de calor humano e enche o espectador de alegria e encanto."
Fantasia
De vários, 1940
"Esse filme me influenciou quando eu era criança. Algumas cenas fantásticas continham imagens que eu nunca tinha visto numa tela antes, como os segmentos da Noite na Montanha e a Sagração da Primavera. São imagens que hoje, na era da computação gráfica, soam familiares - quase fáceis. Mas na época da sua criação eram revolucionárias e magníficas. Além disso, as coreografias cômicas são lindas, as demonstrações de imaginação são grandiosas e é simplesmente ótimo cinema."
Toy Story
De John Lasseter, 1995
"Qual Toy Story escolher? Todos os três são incríveis. Mas o primeiro parte de uma ideia tão inspirada, e oferece um olhar esperto sobre os mundos que se cruzam dos adultos e das crianças. Adoro esse filme por conta dessa premissa brilhante e por todo o resto. A relação de Buzz e Woody é obra de genialidade cinematográfica."
Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais
De Nick Park e Steve Box, 2005
"OK, sou o produtor do filme, então dá pra me acusar de favoritismo nessa escolha. Mas eu me nego! Este filme está objetivamente no Top 5 de melhores longas animados. É hilário, surpreendente, inteligente - e Gromit é uma das maiores criações de animação de todos os tempos."
Jasão e os Argonautas
De Don Caffey, 1963
"Eu sei, é trapacear. Não é um filme animado, mas um filme com animação - o que é totalmente distinto. Mas pra mim foi incrivelmente influente, como uma revelação mesmo. Ray Harryhausen [que animou as criaturas em stop-motion] criou alguns dos efeitos visuais mais mágicos e sensacionais da história do cinema. Sei que o trabalho dele afetou Spielberg, Peter Jackson, James Cameron e muitos outros. Ele é um gênio da animação, e a famosa luta entre Jasão e o exército de esqueletos é certamente a melhor coisa do gênero que eu já vi em um filme."
Piratas Pirados! estreia nesta sexta no Brasil.