Divertida Mente 2 é o maior sucesso do cinema em 2024 e entrou para as 10 maiores bilheterias da história. No entanto, o longa da Pixar enfrentou uma série de problemas nos bastidores antes chegar às telonas.
Uma reportagem do IGN que conversou com pessoas envolvidas com a produção afirma que vários funcionários sofreram pressão dos executivos para que Riley, a protagonista da franquia, sofresse mudanças em seu visual e outros detalhes do filme para que parecesse "menos gay".
Tais mudanças teriam acontecido pela vontade da Pixar de evitar que Divertida Mente 2 sofresse a mesma represália de uma parcela do público que criticou Lightyear por exibir um beijo entre personagens do mesmo sexo. A ordem seria para que a sequência não apostasse em temas LGTBQIA+.
Fontes dizem que houve um cuidado especial para fazer o relacionamento entre Riley e Val, uma personagem coadjuvante apresentada em Divertida Mente 2, parecer o mais platônico possível, exigindo até mesmo edições na iluminação e no tom de certas cenas para remover qualquer traço de uma suposta "química romântica". Outra pessoa ouvida pelo site descreveu a situação como "apenas fazer muito trabalho extra para garantir que ninguém as visse como não heterossexuais".
- Quais são as 10 maiores bilheterias de 2024?
- Se você curtiu Divertida Mente 2, então vai AMAR esse filme de 2001
- Divertida Mente 2 | Filme ganha data de estreia no catálogo do Disney+
"Veja bem, Riley não é canonicamente gay", disse outra fonte. “No filme, o que você viu, nada sobre Riley diz que ela é gay, mas é meio que inferido com base em certos contextos. E então isso é algo que eles tentaram minimizar em vários pontos." Outro funcionário afirmou que algumas lideranças da Pixar ficam "desconfortáveis" com temas queer em geral, e a insistência em manter esses temas fora de Divertida Mente 2 foi "uma grande coisa" durante todo o desenvolvimento da continuação.
Divertida Mente 2 está em exibição nos cinemas. O filme original está disponível no Disney+.