Música

Artigo

Primavera Sound 2014 | Caetano Veloso, Cloud Nothings, Kendrick Lamar e Nine Inch Nails

Saiba como foram os shows do terceiro e último dia

02.06.2014, às 14H25.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H44

A chuva ameaçou cair forte nas primeiras horas da tarde de sábado, 31, mas acabou deixando os fãs em paz para curtir o festival. Os primeiros grandes destaques do dia foram bastante nostálgicos. Primeiro o Superchunk, banda americana que mescla punk e pop desde os anos 1990. Eles apresentaram no Primavera Sound seu mais novo álbum, "I hate music". Minutos depois, outro show clássico no palco Sony: Television, tocando na íntegra seu álbum de estreia, "Marquee Moon", lançado em 1977.

A atração brasileira mais esperada foi, sem dúvida, Caetano Veloso. O baiano está em turnê pela Europa com seu último disco, Abraçaço, e passou pelo Primavera Sound pra mostrar um pouco do gingado brasileiro. O palco ATP, que lembra uma grande arena, estava completamente lotado. A concentração de brasileiros no público era grande, mas muitos espanhóis e estrangeiros também se mexiam em meio à multidão.

Apesar de apresentar muitas músicas novas, como "A bossa nova é foda", "Estou triste" e "Odeio", Caê fez a felicidade dos fãs ao relembrar clássicos que foram cantados em coro, como "Baby", "Leãozinho" e "Você não entende nada", além de canções do aclamado disco "Transa", como "Triste Bahia" e "Nine out of ten". Sempre animado, conversou com o público em espanhol, pediu para os fãs cantarem refrões de músicas, virou uma taça de vinho no palco e até se jogou no chão. A incrível Banda Cê, que acompanha Caetano há alguns anos, dá um toque especial e mais pesado ao tropicalismo do eterno baiano.

Outros grandes shows marcaram o dia de sábado no Primavera Sound em Barcelona: a banda americana Spoon e seu pop feliz; o DJ espanhol John Talabot; os canadenses do Godspeed You! Black Emperor e seu post-rock; mais uma vez o Volcano Choir do Justin Vernon, agora no Parc del Fòrum; a lendária banda punk Buzzcocks; Seun Kuti, filho de Fela Kuti, e seu grupo Egypt 80; e a banda americana Cloud Nothings.

O primeiro grande headliner da noite foi o músico Kendrick Lamar, novo queridinho do hip hop nos Estados Unidos. Abriu o show no palco Heineken com a música "Money trees" e logo perguntou ao público: "Barcelona, você está pronta para a festa hoje? Atendo pelo nome de Kendrick Lamar". Ninguém ficou parado. Nessa festa, Kendrick provou ser um verdadeiro showman.

Acabando ali, o público logo trocou de palco à espera do Nine Inch Nails, show mais aguardado da noite. Trent Reznor começou o espetáculo com "Me, I'm not", e o povo delirou. Ainda nas primeiras músicas, um jogo de luz gigantesco foi erguido no palco, criando um show de luzes diferente a cada música — um perigo para epiléticos. Definitivamente, foi um concerto pra bater cabeça. A banda se despediu com a famosa música "Hurt".

Difícil foi escolher entre ver o show do NIN inteiro ou assistir aos escoceses do Mogwai, que entraram no palco ATP meia hora depois. A banda voltou ao Primavera Sound para apresentar seu mais novo disco, "Rave tapes", lançado em 2014. Sem dúvida, provaram que só evoluem no caminho da experimentação sonora. O show começou com a música "Heard about you last night" e fechou com "We're no here". Ainda nas primeiras canções, se juntou à banda o violinista Luke Sut­her­land, que permaneceu no palco por praticamente todo o show.

A banda britânica Foals já tocou em festivais brasileiros, como o Planeta Terra e o Lollapalooza, mas fez sua estreia no Primavera Sound neste ano. "Estamos muito animados de estar aqui", gritou o vocalista Yannis Philippakis. Suas apresentações são sempre uma surpresa. Animadas até mesmo pra quem nunca tinha ouvido nenhuma música da banda. Fecharam o set com o hit "Two steps twice". O público dançou animado ao som indie rock do grupo.

E assim se despede de Barcelona o Primavera Sound 2014, uma grande festa à beira-mar. Em 2015, o evento promete ser especial, com uma programação maior, já que serão comemorados 15 anos de festival. A cidade de Porto, em Portugal, abre as portas para o Primavera na semana que vem, de 5 a 7 de junho, com line-up menor, mas muito parecido.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.