Sam Reid como Lestat em Entrevista Com o Vampiro (Reprodução)

Créditos da imagem: Sam Reid como Lestat em Entrevista Com o Vampiro (Reprodução)

Séries e TV

Artigo

Entrevista Com o Vampiro | O que esperar da 3ª temporada da série?

Próximos episódios da produção vão adaptar O Vampiro Lestat, outro livro de Anne Rice

Omelete
7 min de leitura
26.07.2024, às 13H49.

ATENÇÃO: Spoilers de Entrevista Com o Vampiro a seguir!

Quando a renovação de Entrevista Com o Vampiro foi anunciada pela emissora estadunidense AMC, em junho, ela veio junto com uma sinopse curiosíssima: aparentemente, no terceiro ano, veremos Lestat (Sam Reid) formando uma banda de rock e saindo em turnê, na tentativa de contar sua própria história e vingar os equívocos que ele percebe em Entrevista Com o Vampiro, o livro que Daniel Molloy (Eric Bogosian) escreveu a partir dos relatos do seu ex-amado, Louis (Jacob Anderson). A ideia parece bizarra, mas é exatamente a premissa do livro O Vampiro Lestat, lançado por Anne Rice em 1985 como a primeiríssima de muitas continuações de suas Crônicas Vampirescas.

No volume, Lestat é acordado sem querer por uma banda de rock chamada Satan’s Night Out - mas os integrantes não acreditam no vampiro quando ele diz o seu nome, uma vez que leram Entrevista Com o Vampiro e acham que Lestat está tentando enganá-los. Furioso ao saber da publicação das memórias de Louis, o vampiro francês decide forçar a Satan’s Night Out a aceitá-lo como novo vocalista, ao mesmo tempo em que escreve sua própria autobiografia para se vingar do ex-namorado.

O Vampiro Lestat segue assim contando as experiências do personagem-título a partir de sua própria perspectiva, e muitos detalhes que vimos nas duas primeiras temporadas de Entrevista Com o Vampiro devem ser revisados a partir desse novo narrador - algo que a série já ensaiou no segundo ano, dando a entender que as memórias de Louis não são exatamente confiáveis, e que qualquer narração do relacionamento dos dois vampiros, ou de qualquer outro evento da trama, vai ganhar diferentes detalhes a depender de quem nos conta a história.

A história de Lestat começa no século XVIII, onde ele é retratado como um jovem culto e deslocado dos arredores rústicos onde cresceu, na colônia de Auvergne, na França. Quando ele entra em depressão após ser atacado por lobos e ficar perto da morte, Lestat conhece o seu primeiro amor: Nicolas de Lenfent, um jovem que foge com ele para Paris, onde ambos arranjam trabalho no teatro - Nicki como violinista, e Lestat como ator, função na qual vai ganhando cada vez mais destaque.

Sam Reid e Joseph Potter como Lestat e Nicki em Entrevista Com o Vampiro (Reprodução)
Sam Reid e Joseph Potter como Lestat e Nicki em Entrevista Com o Vampiro (Reprodução)

A série de Entrevista Com o Vampiro chegou a nos mostrar Nicolas nos flashbacks da segunda temporada, interpretado por Joseph Potter, mas deu a entender que Lestat já era um vampiro quando estava vivendo um romance com ele nos palcos de Paris - o que atraiu a ira de Armand (Assad Zaman), uma vez que casos entre vampiros e humanos eram proibidos pela lei seguida por ele e seus comandados. Na produção, vemos Lestat virando as tais leis vampíricas de cabeça para baixo e apresentando uma nova maneira de vida para Armand e cia., levando à fundação do Theatre des Vampires.

Enquanto isso, na versão contada pelo protagonista em O Vampiro Lestat, a sua transformação acontece depois da chegada dos dois à Paris, quando o vampiro ancião Magnus, consumido pela loucura dos séculos, vê Lestat nos palcos, o sequestra e o transforma à força - logo antes de se matar, deixando uma enorme fortuna para o francês. Lestat passa um tempo escondido nas sombras, ainda em conflito com sua nova natureza, antes de se reunir com a mãe, Gabrielle, transformá-la em vampira para salvá-la da morte por tuberculose, e eventualmente revelar sua transformação para Nicki e sua antiga trupe, em um desastroso ato público.

É após essa revelação que vem o confronto com Armand e seus vampiros (sem sombra do romance sugerido pela série), e ainda depois disso que Nicki é transformado em vampiro e funda, junto com os remanescentes do conflito, o Theatre des Vampires. O primeiro amante de Lestat não dura muito, eventualmente cometendo suicídio ao se jogar no fogo, o que pode explicar a decisão da série de diminuir a importância de sua participação na história. Já Gabrielle, que não apareceu na série até agora, acaba abandonando o filho pouco depois dos dois deixarem Paris, e só reaparece no clímax do livro, como uma espécie de deus ex machina (já já falamos disso) que pode acabar sendo substituído na adaptação.

De qualquer forma, pouco após o suicídio de Nicki e a partida de Gabrielle, Lestat decide se enterrar na terra e dormir por uns bons anos - e ele só é acordado por Marius, o vampiro mais antigo vivo (e o responsável por transformar Armand, como ele mesmo contou a Lestat durante o conflito dos dois). Buscando um companheiro para sua vida solitária, Marius revela a Lestat que se dedica a guardar os corpos dos dois primeiros vampiros do mundo, Akasha e Enkil, que estão em um coma profundo desde um incidente onde ficaram brevemente expostos ao Sol. Curioso, Lestat tenta acordá-los e chega a trocar sangue com Akasha, antes de ser descoberto por Marius e expulso da casa que os dois brevemente dividiram.

Jacob Anderson e Sam Reid como Louis e Lestat em Entrevista Com o Vampiro (Reprodução)
Jacob Anderson e Sam Reid como Louis e Lestat em Entrevista Com o Vampiro (Reprodução)

A sessão seguinte do livro O Vampiro Lestat se dedica a recontar o envolvimento do protagonista com Louis - e o narrador faz algumas modificações em relação ao que lemos (e vimos) em Entrevista Com o Vampiro. Lestat, por exemplo, argumenta que sempre tentou se alimentar apenas de seres humanos que mereciam morrer, mas que Louis achava o contrário porque estava “consumido com seus próprios dilemas, e não prestava atenção no que eu fazia ou deixava de fazer”. Ele também expressa remorso pela criação da vampira mirim Claudia, e diz que só foi até Armand em Paris, após a tentativa de assassinato empreendida por Claudia e Louis, para “implorar” ao vampiro mais velho que lhe desse um sangue poderoso o bastante para que ele se recuperasse fisicamente.

De acordo com Lestat, portanto, a ideia do julgamento que acabou com a morte de Claudia e o banimento de Louis foi de Armand, e não dele - e, ainda, que Armand o empurrou de uma torre altíssima no fim do conflito para incapacitá-lo. Quando se recupera, Lestat passa décadas vivendo em miséria em Nova Orleans (EUA), antes de resolver se enterrar pela segunda vez na terra para dormir por um longo tempo. Ele nega, inclusive, que o encontro final com Louis na casa em Nova Orleans, presente tanto no livro quanto na série de Entrevista Com o Vampiro, tenha acontecido.

De volta ao presente, O Vampiro Lestat mostra o personagem título se preparando para começar a turnê com sua banda, após lançar com sucesso sua autobiografia. É quando Louis entra em contato com o ex-namorado, tendo lido o livro dele, e os dois finalmente se reconciliam. O problema é que, durante o primeiro grande show da banda de Lestat, um grupo de vampiros que se opõe à revelação do vampirismo ao mundo atacam o casal reconciliado, e os dois só são salvos pelo retorno providencial de Gabrielle, que os ajuda a fugir em seu carro, e pela revelação de que os eventos do livro acordaram Akasha, a vampira original, que queima os inimigos de Lestat e Louis e parece ter planos sinistros para os dois.

O final do livro, é claro, é um gancho para a sequência A Rainha dos Condenados (1988), onde o conflito entre Lestat, Louis e Akasha é o centro da trama. O título do terceiro livro é familiar para os fãs do cinema de vampiros, uma vez que A Rainha dos Condenados foi livremente adaptado em um filme lançado em 2002, com Aaliyah na pele de Akasha e Stuart Townsend como Lestat. Odiado pelos fãs das Crônicas Vampirescas, o longa provavelmente vai ganhar um “remake” cheio de mudanças e correções na possível quarta temporada de Entrevista Com o Vampiro.

Aaliyah como Akasha em A Rainha dos Condenados (Reprodução)
Aaliyah como Akasha em A Rainha dos Condenados (Reprodução)

De qualquer forma, antes disso, os fãs podem esperar uma terceira temporada cheia de revelações e “histórias alternativas” na série. Difícil imaginar o showrunner Rollin Jones jogando fora a oportunidade de contar a história pregressa de Lestat, que foi transportando dos livros para a tela com a mesma aura: a de personagem mais inegavelmente fascinante e carismático de toda a mitologia de Rice. E, tendo em vista que a série já ensaiou a temática da reavaliação e re-encenação das memórias do relacionamento abusivo entre Lestat e Louis, faz todo sentido continuar nesse caminho de narrativa sobre os diferentes pontos de vista que formam o trauma.

Como aconteceu com a trama do primeiro livro, no entanto, a história de O Vampiro Lestat deve ser reposicionada para os tempos atuais na série, e detalhes menos importantes devem ser omitidos ou mudados. No mínimo, quando se trata da banda de Lestat, sai de cena o hair metal dos anos 1980 e entra algo um pouco mais moderno; no máximo, alguns personagens devem permanecer omitidos ou terem suas participações diminuídas, enquanto outros já introduzidos (incluindo Daniel Molloy, que pouco aparece nos livros seguintes de Rice) devem ganhar relevância de uma forma ou de outra, enquanto a reconciliação de Lestat e Louis pode ganhar contornos mais ambíguos do que no livro.

Por enquanto, resta aos fãs esperar. Os dois primeiros anos de Entrevista Com o Vampiro já estão disponíveis para streaming no Brasil pelo Prime Video, enquanto o terceiro ano não tem data de estreia definida.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.