As Bruxas Mayfair e Entrevista Com o Vampiro (Reprodução)

Créditos da imagem: As Bruxas Mayfair e Entrevista Com o Vampiro (Reprodução)

Séries e TV

Artigo

Entrevista Com o Vampiro e As Bruxas Mayfair se passam no mesmo universo

Séries inspiradas na obra de Anne Rice estão disponíveis no Brasil pelo Prime Video

Omelete
4 min de leitura
26.07.2024, às 13H49.

Com a chegada de Entrevista Com o Vampiro As Bruxas Mayfair ao catálogo brasileiro do Prime Video, o público brasileiro finalmente tem a possibilidade de mergulhar na saga que a emissora estadunidense AMC batizou de Immortal Universe - mas o que é essa "nova" franquia, exatamente?

Fica tranquilo, que o Omelete te explica tudinho aí embaixo:

Entrevista Com o Vampiro (2022-)

Cena de Entrevista Com o Vampiro (Reprodução)
Cena de Entrevista Com o Vampiro (Reprodução)

O Immortal Universe estreou em 2022, com o lançamento dos primeiros episódios de Entrevista Com o Vampiro nos EUA. A série demorou bastante para chegar ao Brasil, mas as duas temporadas lançadas até agora já estão disponíveis no catálogo do Prime Video.

A série também já está com uma terceira temporada garantida, com o retorno do showrunner Rollin Jones e do elenco principal.

A produção acompanha Louis de Point du Lac (Jacob Anderson, de Game of Thrones), um dono de bordel na Nova Orleans dos anos 1910, que se vê seduzido e transformado pelo vampiro francês Lestat de Lioncourt (Sam Reid). Juntos, os dois vão ganhando poder na cidade estadunidense e até adotam uma vampira mirim, Claudia (Bailey Bass na primeira temporada, Delainey Hayles na segunda).

A primeira temporada mostra também Louis nos dias atuais, contando sua história para o jornalista Daniel Molloy (Eric Bogosian). Neste período, o parceiro dele é outro vampiro, Armand (Assad Zaman) - o segundo ano da série aborda como os dois se conheceram na Paris pós-Segunda Guerra Mundial.

Mayfair Witches (2023-)

Cena de Mayfair Witches (Reprodução)
Cena de Mayfair Witches (Reprodução)

Já As Bruxas Mayfair estreou em 2023, e se passa quase inteiramente nos dias atuais. A protagonista é a neurocirurgiã Rowan (Alexandra Daddario), que começa a notar poderes sobrenaturais e se descobre herdeira de uma dineastia de bruxas de... Nova Orleans, é claro.

Durante a primeira temporada, acompanhamos Rowan enquanto ela conhece o restante do clã Mayfair - incluindo o traiçoeiro Cortland (Harry Hamlin) e a solícita Jojo (Jen Richards) -, lida com a tentação persistente do espírito malévolo Lasher (Jack Huston), e se envolve com Ciprien (Tongayi Chirisa), agente de uma organização conhecida como Talamasca que monitora atividades sobrenaturais.

As Bruxas Mayfair já foi renovada para a segunda temporada, que deve estrear em 2025 nos EUA. Novamente, não há confirmação da data de lançamento dos episódios no Brasil.

Qual é a conexão entre as duas?

A autora Anne Rice (Reprodução)
A autora Anne Rice (Reprodução)

Entrevista Mayfair são baseadas em obras da escritora Anne Rice, famosa por abordar muitas criaturas sobrenaturais (ela também tem livros sobre anjos, lobisomens, fantasmas e múmias...) em sua ficção.

Rice - que morreu em 2021, aos 80 anos, durante a pré-produção dessas novas adaptações - também era adepta do "universo compartilhado", e escreveu vários crossovers entre os seus vampiros (especialmente Lestat, seu personagem mais famoso) e feiticeiras.

Volumes como Merrick (2000), A Fazenda de Blackwood (2002) e Cântico de Sangue (2003) foram dedicados inteiramente a esses cruzamentos narrativos, enquanto referências de uma saga à outra existem aos montes no texto de Rice (ela fazia easter eggs antes de ser modinha!).

Nas séries, por enquanto, as conexões se limitam mesmo a referências faladas e à ambientação em Nova Orleans. Louis cita as mulheres da família Mayfair e sua reputação de feiticeiras em um diálogo do primeiríssimo episódio de Entrevista Com o Vampiro, por exemplo.

Isso deve mudar em breve, no entanto. O produtor Mark Johnson, um dos nomes chave para o Immortal Universe, disse que crossovers mais ousados estão planejados para o futuro, incluindo a aparição de um personagem em ambas as séries.

O segundo ano de Entrevista dá uma boa dica nesse sentido, trazendo para o elenco o personagem Raglan James (Justin Kirk), um integrante da organização secreta conhecida como Talamasca, que também apareceu proeminentemente em Mayfair.

No livro A História do Ladrão de Corpos (1992), James aparece como um ex-agente da Talamasca que adquiriu a imortalidade ao desvendar o segredo de como transferir sua consciência para outro corpo. O trapaceiro engana brevemente o vampiro Lestat, que logo arquiteta sua vingança.

O que vem por aí?

Ciprien, personagem da Talamasca que vimos em Mayfair Witches (Reprodução)
Ciprien, personagem da Talamasca que vimos em Mayfair Witches (Reprodução)

As séries do Immortal Universe têm se provado sucesso de audiência na AMC, o que obviamente significa que a emissora já tem planos ambiciosos para a expansão da franquia.

O primeiro projeto anunciado nessa expansão é Night Islanduma webssérie de episódios curtos (normalmente, a emissora os produz na faixa dos 10 minutos cada) inspirada por um elemento do livro A Rainha dos Condenados, parte da saga vampiresca de Rice.

Na trama, dois ladrões de arte se infiltram em um resort para surrupiar itens valiosos, sem saber os tipos de criatura que se hospedam por lá. Anunciada em abril 2023 e sob o comando do roteirista Jonathan Ceniceroz (da segunda temporada de Entrevista), a produção ainda não ganhou data de estreia.

O segundo projeto é The Talamascaque deve se aprofundar na história da tal organização poderosa vista nas duas sériesA rica mitologia da instituição, composta por indivíduos com poderes psíquicos que buscam controlar outras criaturas sobrenaturais, vai ser explorada pelos roteiristas John Lee Hancock (Um Sonho Possível) e Mark Lafferty (Halt and Catch Fire).

Ainda não há data de estreia definida para The Talamasca.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.