Apesar de ter saído da mente de um escritor britânico, Lee Child, Jack Reacher é um personagem que incorpora um ideal muito estadunidense de justiça. Seja por meio de seus punhos, suas facas de uso tático ou suas armas de fogo, ele enxerga no mundo uma dualidade em preto e branco que o impulsiona a agir brutal e definitivamente em nome do que acha certo. Nada muito diferente da postura de "polícia do mundo" adotada pelos Estados Unidos desde que o presidente Theodore Roosevelt Jr. cunhou o conceito de "grande porrete" para definir o modelo de imperialismo da nação; o da dominação pelo temor.
Em Reacher, série do Amazon Prime Video que adapta o livro de estreia do personagem, Dinheiro Sujo, essa postura irredutível dele é confrontada — ainda que suavemente — por visões dissonantes vindas dos personagens de apoio que o cercam. Embora acabe por posicionar Reacher como um herói necessário, esse contato entre ideais conservadores e temáticas progressistas enriquece a produção para além do simples entretenimento. Conversando com o Omelete, entretanto, o showrunner Nick Santora (Prison Break) rejeitou qualquer politização da trama, afirmando que isso acabou construído de forma acidental.
"Não foi uma decisão consciente ou intencional, estávamos apenas seguindo a história que Lee Child escreveu, sobre essa cidade onde Reacher chega e encontra muita loucura acontecendo", explicou Santora. "Reacher é um cara apolítico, sua política é: 'Se você está batendo em uma criança em um parque, eu vou me envolver. E não me importo com quem recebeu seu voto na última eleição. Vou socar a sua cara', então essa é a abordagem dele com a vida. Qualquer outra coisa que aparente, por conta da história, pode ser incidental. Nós tentamos apenas nos ater ao credo de Reacher, que, ironicamente é: 'Quero ficar sozinho, mas coisas acontecem e eu tenho de me envolver'".
Escrito em 1997, Dinheiro Sujo teve de ter sua trama atualizada para fazer sentido em 2022, e Santora também falou sobre esse processo: "O maior desafio com os livros, tendo sido escritos há alguns anos, são os avanços tecnológicos. Coisas que antes levariam horas, dias para que pudéssemos descobrir, hoje podem ser solucionadas com um botão do nosso celular, que está no bolso", explicou o showrunner. "Então, conseguir driblar e repensar esses desafios foi o nosso maior obstáculo".
Segundo Santora, esse processo de atualização de Reacher foi facilitado pela escrita atemporal de Child, que retomou os contos medievais dos cavaleiros errantes para construir o personagem-título — um processo que o próprio escritor detalhou ao Omelete: "Personagens com o estilo de Reacher, o nobre solitário, o estranho misterioso, o cavaleiro errante, estão por aí há muitos anos. São uma parte integral do imaginário popular. Nós queremos esse cara: ou ser esse cara ou conhecer esse cara", explicou Child.
Depois de dois filmes protagonizados por Tom Cruise, o autor celebrou ver seu personagem ganhar vida nova também na TV: "A maior diferença é o luxo de ter uma temporada inteira para contar a história. Significa que você pode ser mais relaxado, incluir o lado iluminado e o sombrio, as partes mais lentas, bem como as parte rápidas, as partes quietas bem como as partes mais barulhentas", analisou Child. "É claro que há muita ação e suspense na temporada, mas o que queríamos mesmo era o contraste, ter as partes mais tenras, bem como as mais agitadas, e eu acho que conseguimos isso".
- Crítica: Elenco carismático garante que Reacher seja passatempo divertido e brutal
- Reacher, do Amazon Prime Video, é renovada para segunda temporada
- Alan Ritchson compara experiência em Reacher, do Prime Video, com Smallville
Reacher acompanha a história de Jack Reacher, um veterano investigador da polícia militar que recentemente entrou na vida civil. Reacher agora vaga sem rumo, viajando pelo país sem telefone e sem o essencial enquanto explora a nação a que tanto serviu. Quando ele chega à pequena cidade de Margrave, Geórgia, encontra uma comunidade em choque com o primeiro homicídio em 20 anos. Os policiais o prendem imediatamente e testemunhas afirmam ter visto Reacher na cena do crime.
Enquanto ele batalha para provar sua inocência, uma conspiração profundamente arraigada começa a emergir, o que exigirá a mente aguçada de Reacher e sua força física para lidar com ela. Acima de tudo, uma coisa é certa: eles escolheram o cara errado para incriminar.
Nick Santora (Prison Break) é o showrunner da série, e Ritchson (Jogos Vorazes: Em Chama) é o intérprete de Jack Reacher. A estreia da primeira temporada aconteceu 4 de fevereiro de 2022, no Prime Video. O personagem já apareceu nos cinemas em duas ocasiões, interpretado por Tom Cruise, em Jack Reacher: O Último Tiro (2012) e Jack Reacher: Sem Retorno (2016).
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários