Finding Dory, a continuação de Procurando Nemo, teve seu final alterado em função do documentário Blackfish, que relata os abusos contra animais em parques aquáticos como o Sea World.
dory
A informação foi divulgadaao L.A. Times por Louie Psihoyos, diretora do documentário The Cove, sobre a matança de golfinhos: "No final do filme, alguns mamíferos marinhos eram enviados para um parque aquático/ clínica de reabilitação - um ambiente nos moldes do Sea World. Depois de verem Blackfish, [a Pixar] reescreveu o trecho para que os animais tenham a escolha de deixar o parque aquático".
A diretora de Blackfish, Gabriela Cowperthwaite, confirmou que o filme foi exibido para a Pixar, mas disse que não poderia atestar se o documentário teve algum impacto nas decisões criativas do estúdio. Assista ao trailer de Blackfish:
Ellen Degeneres e Albert Brooks retornam como as vozes de Dory - o peixe cirurgião-patela conhecido por sua perda de memória recente - e Marlin, o peixe-palhaço pai de Nemo. Personagens do primeiro filme, como os amigos do aquário de Nemo, também estarão de volta.
Victoria Krouse escreve o roteiro, que se passa na Costa da Califórnia e envolve a família de Dory. Diane Keaton e Eugene Levy dublarão do pais da "peixinha". Ty Burrell dará voz a uma baleia. Veja uma arte conceitual do filme:
Andrew Stanton, que em 2012 amargou o fracasso da sua estreia live-action com John Carter - Entre Dois Mundos, dirige a continuação da animação que rendeu seu primeiro Oscar, em 2003 (o segundo veio com Wall-E, em 2008).