Depois de 1001 Filmes para assistir antes de morrer, 1001 Discos para ouvir antes de morrer, 1001 Lugares para conhecer antes de morrer, a série “1001” finalmente chegou no que interessa: quadrinhos. 1001 Comics You Must Read Before You Die sai em outubro nos EUA e na Inglaterra.
Paul Gravett, o talentoso historiador e crítico de quadrinhos – que já lançou no Brasil Mangá: Como o Japão Reinventou os Quadrinhos e compareceu à Rio Comicon -, é o editor da edição, que contou com a colaboração de escritores de várias partes do mundo para montar a lista.
Um dos colaboradores, aliás, é brasileiro: Carlos Patati, autor do Almanaque dos Quadrinhos. A colaboração garantiu que os quadrinhos brasileiros estejam representados na lista. Em conversa por e-mail, Gravett preferiu ainda não revelar quais HQs brazucas entraram no livro. Mas Patati deu uma pista: “Consta da lista um certo clássico brazuca, presente nas bancas todo mês, com mais de uma revista, já mudou de editor algumas vezes e continua sendo BEM popular”, explica o brasileiro. “Foi o texto mais difícil pra eu escrever. Não cabia me reportar a uma HQ específica, mas ao produto com o um todo.”
Turma da Mônica?
Com introdução do cineasta Terry Gilliam, 1001 Comics You Must Read vai custar US$ 36,95 (R$ 59) nos EUA.