Está em cartaz no MIS, em São Paulo, a exposição Quadrinhos, que mostra uma retrospectiva da nona arte através de revistas, artes originais e itens raros dos diversos gêneros das histórias em quadrinhos – super-heróis, infantis, terror, aventura, romance, mangá, faroeste, erótico e muitos outros – em ambientes temáticos e imersivos que ocupam os dois andares do Museu.
São cerca de 600 itens e a curadoria levou 18 meses em pesquisas em diversos acervos, criando uma exposição imperdível para fãs de quadrinhos.
Existem alguns itens históricos que merecem destaque e, por isso, selecionamos 15 para o espectador ficar de olho quando visitar o MIS:
Espaço de Tirinhas
O espaço de tirinhas conta com clássicos que vão desde Níquel Náusea, Garfield e Snoopy até trabalhos recentes como o sucesso da web Um Sábado Qualquer. O espaço está repleto com cata-ventos interativos.
V de Vingança
Na área dedicada aos quadrinhos europeus há uma máscara do clássico V de Vingança assinada pelo desenhista David Lloyd. A obra criada por Alan Moore é um dos grandes clássicos das HQs e um marco do gênero.
Homenagem a Osamu Tezuka
O espaço de mangás conta com uma área dedicada especialmente a Osamu Tezuka, considerado um dos maiores nomes da história do quadrinho asiático. Além de uma pequena estátua do Astroboy, sua criação mais conhecida, existem diversos guarda-chuvas que relembram alguns de seus trabalhos.
Turma da Mônica
Um dos espaços mais interessantes da exposição é dedicado aos personagens criados por Mauricio de Sousa. Lá estão expostas artes originais de diferentes Graphics MSP, a primeira HQ do Cebolinha, da Mônica, do Cascão, da Magali e do Chico Bento, além de storyboards de Mônica Toy, webserie que foi lançada recentemente pela MSP.
Espaço Ziraldo
O criador do Menino Maluquinho conta com um espaço especial que, segundo o curador Ivan Freitas, contou com sugestões e ideias do próprio Ziraldo. O espaço conta com diversas artes de Menino Maluquinho e Turma do Pererê, além de um áudio onde ele fala sobre como descobriu o quadrinho.
Laerte, Glauco e HQs nacionais
Um espaço é totalmente dedicado a quadrinhos nacionais recentes e clássicos. Entre eles uma área destacada para Laerte e Glauco, dois ícones do quadrinho nacional.
Mafalda
Mafalda conta com um grande painel na área de quadrinhos da América Latina. A imagem é formada por diversos quadros que podem ser girados e, na parte de trás, contam com uma pequena história da garota criada na argentina.
Arte original de Jim Davis
Jim Davis, criador do Garfield, criou um desenho especialmente para a exposição. A imagem está na área dos quadrinhos dos EUA logo abaixo de um vídeo onde o desenhista fala sobre sua principal criação.
Maus
O quadrinho criado por Art Spiegelman é uma das maiores obras da história dos quadrinhos e acompanha a luta do pai do autor, um judeu polonês, para sobreviver ao Holacusto. A obra chegou a ganhar um Prêmio Pulitzer em 1992 e edição que está exposta conta com a assinatura do próprio Spiegelman.
Will Eisner
Grande mestre dos quadrinhos e criador de Spirit tem um espaço dedicado a ele com uma mesa de desenho e alguns rascunhos clássicos.
Primeira HQ Quarteto Fantástico
O espaço da Marvel conta com diversos quadrinhos raros, porém o que se destaca é a primeira edição de Quarteto Fantástico, publicação que deu início ao Universo Marvel Interligado e considerada um dos quadrinhos mais importantes da história. O detalhe mais interessante é que a obra conta com o autografo de ninguém menos que Stan Lee, que faleceu recentemente aos 95 anos.
Espaço DC Comics
Uma das áreas mais interessantes da exposição é o espaço dedicado aos quadrinhos da DC Comics. A exposição conta com estátuas do Superman, do Batman e da Mulher-Maravilha, um uniforme do Robin e um telefone vermelho autografado por Adam West e Burt Ward, o Batman e Robin da série clássica dos anos 60. Além das diversas revistas e desenhos originais, o espaço conta com uma réplica do painel da Batcaverna e o Aquaman de Jason Momoa.
Action Comics #1
Um dos quadrinhos mais raros da exposição está justamente na área da DC Comics: a Action Comics #1, publicação que conta com a primeira aparição do Superman. O quadrinho, lançado em 1938, teve uma edição vendida por US$ 3,2 milhões (cerca de R$ 10,5 milhões). A capa é uma das mais conhecidas da história dos quadrinhos e deu origem aos heróis como conhecemos hoje.
Artes originais de Alex Ross
O estilo realista de Alex Ross tornou o desenhista em um dos mais conhecidos do mercado. A exposição conta com algumas artes originais do quadrinista, entre elas a capa alternativa de Lanterna Verde 1, que foi lançada em 2005.
Superman por Ivan Reis
Além dos diversos quadrinhos clássicos expostos na área da DC Comics, um dos destaques da exposição é o trabalho recente que Ivan Reis tem feito para Superman. O brasileiro criou uma série de capas interligadas e o desenho original está exposto junto com a publicação final.