Por mais que tenham muitas semelhanças entre si, gibis ocidentais e mangás são direcionados a públicos bem diferentes. Isso não quer dizer, no entanto, que eles não possam coexistir na sua estante.
E para encorajar esse “intercâmbio” entre leitores, me juntei ao Pedro Henrique Ribeiro e separei cinco gibis (incluindo webcomics) que certamente conquistarão quem curte ler um bom mangá - confira abaixo:
Mayara & Annabelle
Figurinha carimbada nas minhas recomendações, Mayara & Annabelle incorpora muitos elementos dos quadrinhos asiáticos tanto em sua arte quanto em sua narrativa, que traz duas investigadoras paranormais lidando com uma conspiração no Ceará. Divertidíssimo, o gibi de Pablo Casado e Talles Rodrigues é daqueles para ler e reler até a lombada pedir socorro.
Batman: Wayne Family Adventures
HQ de CRC Payne e Rhett Bloom, Batman: Wayne Family Adventures traz um novo olhar sobre o clássico personagem da DC Comics. Ao invés de focar na porradaria e nas investigações do Cavaleiro das Trevas, o webtoon destaca a relação de Bruce Wayne com seus filhos adotivos e o restante da Bat-família, criando um slice of life cheio de humor e delicioso de se acompanhar.
Criminosos do Sexo
Por si só, a premissa inusitada da HQ de Matt Fraction e Chip Zdarsky já deveria chamar sua atenção, afinal, Criminosos do Sexo acompanha dois jovens que descobrem que são capazes de parar o tempo quando chegam ao orgasmo. Mas, além das piadas de duplo sentido e do uso de alguns brinquedos sexuais como armas, o título traz uma bela reflexão sobre relacionamentos, capitalismo, saúde mental e abuso de poder, unindo o absurdo à crítica social como muitos mangás incríveis fazem.
Repeteco
Sim, indicar Scott Pilgrim Contra o Mundo seria menos arriscado, mas Repeteco, também de Bryan Lee O’Malley, explora um mundo de fantasia muito bem construído e força o leitor a refletir sobre as próprias escolhas a cada virada de página. Impossível de largar, o livro tem uma arte belíssima e uma história emocionante que vai ficar marcada na sua memória.
Gaviã Arqueira
Sim, sim, a fase de Gaviã Arqueira de Kelly Thompson, Leonardo Romero, Michael Walsh e Jordie Bellaire é um gibi mainstream da Marvel, mas com uma linguagem própria que a aproxima bem mais de uma história slice of life com um pouco de ação do que de aventuras típicas de super-heróis. Kate Bishop é uma ótima protagonista, capaz de conquistar qualquer leitor com seu carisma, e é uma baita porta de entrada para otakus que queiram conhecer um pouco mais desse universo. E quem curtir essa fase, lançada em dois volumes no Brasil pela Panini, vai adorar Vingadores da Costa Oeste: Melhor Costa, também escrita por Thompson.