Cartunista da influente revista Mad, Al Jaffee faleceu na última segunda-feira (10) aos 102 anos. De acordo com o que foi divulgado à imprensa, ele morreu devido à falência de múltiplos órgãos, em Nova York. Em 2016, ele foi declarado pelo Guinness World Records como o artista com a maior carreira nas HQs, com mais de 76 anos em atividade. Acima, em um vídeo para a Gothamist, Jaffee relembra sua carreira -- vale a pena.
Nascido em 13 de março de 1921, na Geórgia, Abraham Jaffee era filho de imigrantes judeus vindos da Lituânia.
No final dos anos 1930, Jaffee estudou na High School of Music & Art, junto com seu irmão mais novo Harry, Will Elder e Harvey Kurtzman, outros grandes nomes por trás da revista Mad. Seu primeiro trabalho com o mundo das HQs veio em 1941, com a publicação de uma paródia de Superman, chamada Inferior Man, na Military Comics #7.
Em 2008, Jaffee ganhou o Reuben Awards como o Cartunista do Ano. Em 2020, ele anunciou sua aposentadoria, e com isso, a revista Mad publicou uma edição especial em sua homenagem, em junho daquele ano. Curiosamente, ele nunca trabalhou como parte efetiva do time da publicação, atuando somente como freelancer ao longo de diversas décadas.
Jaffee deixa dois filhos, duas enteadas, cinco netos, três bisnetos e um bisneto.